Redes de (re)conhecimento : o impacto da introdução das novas tecnologias na gestão escolar



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Mota, Maria Eloísa

Orientador: Almeida, Fernando José de


Assunto: Coordenador pedagogico,Gestao do conhecimento,Inovacoes educacionais,Curriculos - Sao Paulo (cidade),Educational coordinators,Knowledge management,Educational innovations,Curriculum - Sao Paulo (Brazil)


Resumo: O debate sobre a sociedade da informação e a gestão do conhecimento vem sendo amplamente discutido nas últimas décadas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o impacto das tecnologias na gestão do pedagógico, verificando como essa nova modalidade repercute no trabalho do coordenador pedagógico do município de São Paulo. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, aplicada com entrevistas semiestruturadas, com questões abertas. Os sujeitos de pesquisa são coordenadores pedagógicos que atuam em diferentes escolas do município de São Paulo. A interpretação dos dados ocorreu por meio da análise das narrativas desses coordenadores cujas experiências, articuladas, evidenciaram elementos de uma ação pedagógica em processo de mudança sob o impacto de um Sistema em rede digital. Os entrevistados consideram, na conceituação do Sistema, a articulação de todas as estruturas para a formação de uma totalidade orgânica. Os dados analisados mostram que o Sistema de Gestão do Pedagógico repercutiu no trabalho do coordenador com várias atividades educativas já consolidadas, entre elas, o uso dos registros de planejamento, notas, faltas, acesso da comunidade à vida escolar do aluno, informações que dão uma visão geral do desenvolvimento do ensino e aprendizagem da unidade escolar. Um Sistema de rede eficiente poderia alavancar outras ações educativas e implicar em um avanço de qualidade no ensino aprendizagem,


Abstract: In recent decades, the debate on the information society and knowledge management has been widely discussed. This research aims at investigating the impact of technologies on the pedagogical management, investigating how this new modality affects the work of the pedagogical coordinator in São Paulo city. A qualitative methodology was applied with semistructured interviews and open questions. The research subjects are pedagogical coordinators working at various schools in São Paulo city. The data interpretation occurred through the narrative analysis of the interviewed coordinators whose experiences, once articulated, showed elements of a pedagogical action undergoing changes under the impact of a digital network system. In the conceptualization of the system, the interviewees consider the articulation of all the structures for the composition of an organic totality. The data analyzed show that the Pedagogical Management System had repercussions on the coordinators work with several already consolidated educational activities. An efficient network system could leverage other educational actions and imply a quality advancement in teaching learning


Referência: Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-03-12

Tags: