Relações pedagogicas na sala de informática educativa : um novo olhar ao ambiente tecnológico



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Morgado, Tânia Regina de Barros Pacheco

Orientador: Placco, Vera Maria Nigro de Souza


Assunto: Relacao pedagogica,Informatica educativa,Ambiente de sala de aula,Professores e alunos,Informatica - Estudo e ensino,Gordon, Thomas 1918- - Teacher effectiveness training -Critica e interpretacao


Resumo: O interesse em estudar as relações pedagógicas na sala de informática educativa nasceu da experiência de trabalho com computadores como ferramenta pedagógica, observações e depoimentos de alunos e colegas sobre experiências na sala de informática. Para esse estudo, busquei, na sala de Informática Educativa, indicadores de relações pedagógicas prazerosas e eficazes, do ponto de vista dos professores e alunos. O pressuposto é que relações pedagógicas de boa qualidade são fundamentais para a aprendizagem do aluno. Como sujeitos da pesquisa, foram selecionados alunos e professores, do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, de uma escola particular de classe média, situada na Zona Oeste, da cidade de São Paulo. A pesquisa parte de um período de Observação Participante, registros de situações vividas no laboratório de Informática Educativa. Na segunda parte da pesquisa, foi proposta e aplicada uma redação, junto aos alunos de 5ª a 8ª série e, junto aos seus professores, um questionário. A fundamentação teórica da pesquisa teve o aporte de Henri Wallon e Thomas Gordon. Os indicadores de relações pedagógicas prazerosas e eficazes, encontrados em relação à sala de Informática Educativa, têm pontos em comum, na perspectiva de professores e alunos. Alguns deles são: preocupação com planejamento ou aulas bem dadas, metodologias diversificadas, respeito mútuo e afeto. Com relação aos indicadores encontrados apenas nas falas dos professores, nos deparamos com: o envolvimento com a capacitação, manejo da disciplina e satisfação com o apoio especializado para a sala de Informática Educativa. Os alunos apresentam um indicador de destaque: o gosto pelo ambiente tecnológico. A sala de informática, além de uma motivadora ferramenta tecnológica, é percebida, outrossim, como um ambiente propício às relações pedagógicas/interpessoais que também beneficiam a aprendizagem e cujas qualidades e possibilidades podem ser transferidas ou ampliadas para a sala de aula. Para potencializar tais resultados, faz-se necessário que professores e alunos estejam abertos para investir num trabalho integrado, permeado pela afetividade e habilidade na comunicação,


Abstract: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo


Referência: Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-06-01

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