A comunicação dos processos artísticos nos ambientes virtuais : análises e perspectivas
Ano: 2014
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Moraes, Vânia de
Orientador: Pinheiro, José Amálio de Branco
Assunto: Semiotica da cultura,Tecnologia de Informacao e Comunicacao (TIC),Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),Praticas em artes visuais,Midia,Semiotics of culture,Information and Communication Technology (ICT),Virtual Learning Environment (VLE),Practice in visual arts,Media
Resumo: Considerando que toda prática educativa consiste também em uma prática comunicativa, a presente proposta é resultada de uma investigação na arquitetura dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) de três Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem curso superior de Licenciatura em Artes Visuais, na modalidade a distância. Quanto aos materiais e métodos, a investigação se deu por meio de pesquisa exploratória e utilização de materiais educativos disponíveis nos AVA. O referencial teórico consiste em publicações referentes aos estudos da Semiótica da Cultura, da Teoria Geral dos Sistemas e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase para o Design Instrucional. Destaque para Lotman (1999) Beatalanffy (1977). A pesquisa contou, também com o apoio teórico significativo da Semiótica da Cultura, com Machado e Pinheiro, da Teoria Geral do Sistema, com Vieira e Bunge, e com Vygotsky. O resultado não favoreceu as práticas interativas do ato de ensinar a ensinar arte, devido aos desvios técnico-pedagógicos. Nesse contexto, por meio do design instrucional, são desejadas propostas contínuas de arquitetura, para atendimento equilibrado de usuários que representam o contexto plural e mestiço brasileiro,
Abstract: Considering all educational practice also consists of a communicative practice , this proposal is resulted from an investigation by the architecture of virtual learning environments (VLE ) about three IES that offer superior Degree in Visual Arts , in a distance mode .. About the materials and methods, the investigation was done through exploratory research and utilization of educational materials available in AVA. The theoretical framework consists of publications related about studies of the Semiotics of Culture, the General Theory of Systems and Information Technology and Communication ( ICT ) , with emphasis on Instructional Design . Highlight for Lotman (1999 ) Beatalanffy (1977 ) . The research was also significant with the theoretical support of the Semiotics of Culture with Machado and Pinheiro , the General System Theory , with Vieira and Bunge , and with Vygotsky . The result did not favor interactive practice the act of teaching teach art , due to technical and pedagogical shifts . In this context , through instructional design , are desired continuous architectural proposals for balanced service user organizations representing the plural context and Brazilian mongrel
Referência: Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014-02-17
Tags: