Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de embriologia humana
Ano: 2005
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Histologia
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Biologia
Programa: Doutorado em Biologia Celular e Estrutural
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Moraes, Suzana Guimarães
Orientador: Luis Antonio Violin Dias Pereira
Assunto: Embriologia humana,Educacao medica,Aprendizagem perceptiva,Tecnologia educacional,Human embryology,Medical education,Perceptual learning,Education technology
Resumo: Resumo: As disciplinas tradicionais de embriologia humana exigem do aluno um rápido entendimento de uma série de mudanças que ocorrem simultaneamente em uma escala macro e microscópica no embrião. Os estudantes têm dificuldade em compreender os conceitos apresentados e criar mentalmente imagens tridimensionais dos processos envolvidos. O estudo do desenvolvimento humano normal e anormal é importante para facilitar o entendimento da anatomia humana e para fornecer a base fisiopatológica da correção cirúrgica ou tratamento clínico dos defeitos congênitos. No presente trabalho foi desenvolvida uma metodologia de ensino para ilustrar e aumentar a compreensão da embriologia humana normal e os defeitos congênitos. A estratégia elaborada envolve a produção e utilização de filmes de técnicas em reprodução assistida e de correção cirúrgica de malformações congênitas, animações desenvolvidas em Flash MX (Macromedia) e a documentação digital macro e microscópica de embriões, fetos e neonatos encaminhados para autópsia. Recém-nascidos e crianças portadores de defeitos congênitos, submetidos à tratamento clínico e cirúrgico também foram documentados. Todas estas imagens obtidas, incluindo os ultra-sons e radiografias, foram cuidadosamente descritas, editadas, catalogadas e organizadas em um banco digital de imagens e dados. Os achados da autópsia, história clínica e outras informações relevantes também foram inseridos no banco de dados. Estas ferramentas de ensino foram utilizadas nos módulos Morfofisiologia Humana I e II do curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas. As aulas de embriologia foram divididas em dois momentos. No primeiro foi descrito o desenvolvimento normal das estruturas corporais, utilizando-se dos esquemas e animações produzidas. No segundo momento, histórias clínicas, imagens de autópsias, de exames imaginológicos e cirurgias corretivas foram apresentadas aos alunos, encorajando-os a identificar as malformações e discutir as histórias clínicas, diagnóstico e terapêutica. O material didático também foi organizado e disponibilizado em um ambiente interativo, o qual foi usado pelos alunos como um complemento às aulas. No final do módulo tanto o material didático quanto a metodologia de ensino desenvolvidos neste trabalho foram avaliados através de instrumentos quantitativos e qualitativos. A maioria dos alunos aprovou a metodologia e enfatizaram a importância da integração entre as disciplinas básicas e clínicas. Esta metodologia se mostrou útil para solucionar uma dificuldade importante associada às metodologias de ensino em instituições médicas, ou seja, a falta de integração entre disciplinas básicas e clínicas
Abstract: Abstract: Traditional human embryology courses are demanding in that they require students to rapidly understand the various changes that occur simultaneously on a macro and on a microscopic scale in embryos. Students have difficulty in grasping the concepts presented and in creating three-dimensional mental images of the processes invblved. Knowledge of normal and abnormal human development is important for understanding the pathophysiology, clinical treatment and surgical repair of malformations. In this study, we developed a teaching methodology to illustrate and enhance the comprehension of normal human embryology and of birth defects. The strategy involved movies of the assisted reproduction techniques, congenital malformations correction surgeries, the Flash MX (Macromedia) animation development and the macro- and microscopical digital documentation of embryos, fetuses and neonates following autopsy. Newborn babies were also photographed in a nursery. The ultrasound and macro- and microscopic images were carefully described, computer edited, catalogued and organized into a digital image database. The autopsy findings, clinical history and other relevant data were aiso stored in the database. These teaching tools were used in the Human Morpho-Physiology course of the medical curriculum at State University of Campinas. The embryology lectures were divided into two parts. During the first part, the development of the bodys structures was explained, while in the second, images of selected autopsies were shown to the students, who were also encouraged to find and discuss the malformations and their clinical history, diagnosis and therapeutics. The teaching materiais were also organized on an educational software used by the students as a complement to the lectures. At the end of the course, research methodology was used aiming at evaluating the developed teaching material and method via an attitudinal measuring scale instrument. Most of the students approved of the method and emphasized the importance of integration between basic and clinical disciplines. This approach proved useful for solving an important difficulty associated with teaching methods in many medical institutions, namely, the lack of integration between basic and clinical disciplines,\$aHistologia
Referência: MORAES, Suzana Guimarães. Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para o ensino de embriologia humana. 2005. 321p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em:
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