Indicadores que levam um professor a tornar-se colaborativo
Ano: 2014
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Ciências Sociais na Educação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Doutorado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Monteiro de Almeida, Lana Paula Crivelaro
Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral
Assunto: Professores - Formacao,Tecnologia educacional,Trabalho colaborativo,Relacoes interpessoais,Sociocultural change,Teachers - Formation,Educational technology,Collaborative work,Interpersonal relations
Resumo: Resumo: Diante novos hábitos, pensamentos e atitudes distintas entre o atual tipo de cidadão inserido em um novo contexto social, cultural e educacional, visualizou-se a necessidade de levar o professor a uma reflexão e busca de novos desafios pedagógicos, com a intenção de não torná-los alheio as mudanças sociais que interferem diretamente no processo educacional. O enfoque dado ao trabalho surge a partir de ampla discussão teórica refletindo sobre mudanças culturais e sociais, formação de professores, a influência da tecnologia na sociedade e no âmbito educacional, as vantagens do trabalho colaborativo, exemplos da educa-ção européia em que a colaboração é um forte comportamento entre os professo-res, assim como o levantamento de inúmeros trabalhos educacionais colaborati-vos já publicados. Além deste estudo teórico, a análise do discurso realizada com 109 professores brasileiros, atuantes do ensino fundamental, preferencialmente de escolas públicas, contribuiu para o levantamento de indicadores que levam o professor a tornar-se colaborativo, resultando no principal objetivo deste trabalho. Para melhor justificativa sobre a criação de cada indicador, estabeleceu-se alguns descritores, os quais deram margem as sugestões de propostas educacionais pa-ra escola, professores e governo/ universidade
Abstract: Abstract: Facing new habits, thoughts and differing attitudes of the contemporary citi-zen inserted in a changing social, cultural and educational context, it was envisaged as urgent to incite educators into a reflection and search for responses to new pedagogical challenges. The intention here being the one of not keeping these citizens alien to the social changes that interfere directly with the educational process. The approach used to this assignment is the outcome of a broad theoretical discussion concerning cultural and social changes, educators instruction, the influence of technology on society and on the educational setting, the advantages of the collaborative work, examples of education models in Europe where collaboration between the educators takes form of a solid behaviour, not to mention the a large number of publications on educational collaborative works. Moreover, in addition to this theoretical study, an analysis of the discourses carried out via a survey with 109 Brazilian educators of basic education in exercise, of which great part would be teaching at public schools, contributed to point out the indicators that leads the professor into a collaborating mood, consequential to the main objective of this work. To better validate the creation of each indicator, it was established some describers, that gave extra margin to suggestions of educational proposals for schools, professors and government / university,\$aCiencias Sociais na Educação,\$aDoutora em Educação
Referência: MONTEIRO DE ALMEIDA, Lana Paula Crivelaro. Indicadores que levam um professor a tornar-se colaborativo. 2014. 195 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: