Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Ensino, Avaliação e Formação de Professores

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Montanher, Valter César

Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto


Assunto: Ciencia e tecnologia,Aprendizagem baseada em problemas,Fisica - Estudo e ensino,Ensino de ciencias,Ensino medio,Science and tecnology,Problem based learning,Physics - Study and teaching,Science teaching,High school


Resumo: Resumo: É analisada uma experiência didática em que recorro a Aprendizagem Baseada em Casos (ABC) como estratégia de ensino em aulas de Física no ensino médio em uma escola pública de Campinas, na qual fui, durante três anos, concomitantemente professor e pesquisador. A ABC é uma estratégia de ensino e aprendizagem ativa e centrada no aluno, que se vale de Casos sobre indivíduos enfrentando decisões ou dilemas, na qual os alunos são incentivados a se familiarizar com os personagens e circunstâncias de modo a compreender os fatos, valores e contextos presentes com o intuito de apresentar uma solução, que supõe um posicionamento, uma decisão. Ao trabalhar com um Caso, o aluno pode desenvolver certas competências e habilidades além dos saberes e conceitos mobilizados para a solução. Neste trabalho elaborei dois Casos, cujos temas são: o melhor sistema para um banho quente barato e irradiação de alimentos. A partir dos conhecimentos e questionamentos desenvolvidos na ABC foram posteriormente abordados os conteúdos de Física previstos no bimestre relacionados com os Casos. A análise das aulas e da produção escrita dos alunos evidenciaram aprendizagens de conhecimento físico e desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos. Comunicam suas ideias com uma clareza maior, manifestam uma capacidade de analisar problemas complexos de um modo mais crítico, percebe-se uma mudança em sua capacidade para tomar decisões como algo próprio, apresentam-se mais curiosos, seu interesse geral na aprendizagem tende a aumentar, bem como seu respeito pelas opiniões, atitudes e crenças divergentes da sua. Alguns chegam a ler sobre os conteúdos para aprofundar no assunto meses depois de terminadas as aulas com a ABC. Ocorrem discussões sobre os temas do Caso durante o intervalo das aulas e alguns relataram as que haviam tido em seus lares e com amigos alheios a escola. Apesar das limitações apontadas, acredito que a utilização da ABC com Casos que exija do aluno a mobilização de conhecimentos prévios articulado com conhecimento novo para a solução do Caso, promova uma aprendizagem integradora do conhecimento cotidiano do aluno com a informação científica, um ensino de Física que promove que os alunos sejam capazes de aplicar parte de sua aprendizagem para entender não somente os fenômenos naturais que os cercam, mas também as Tecnologias com suas relevantes consequências sociais. Considero que a ABC é uma estratégia de ensino promissora da qual pode se valer o professor de Física no ensino médio, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa dos alunos, ampliando os horizontes do significado do conhecimento físico em seu cotidiano, principalmente para aqueles que não seguirão carreiras diretamente relacionadas à Física. Compartilho a experiência e conclusões com os leitores que se interessarem pela ABC em aulas de Física no ensino médio, e um olhar para aqueles que procuram compreender como um professor se desenvolve profissionalmente ao utilizar uma nova estratégia de ensino com seus alunos. As evidências obtidas apontam que a ABC promove o ensino e a aprendizagem apontadas na literatura também em aulas de Física no Ensino Médio


Abstract: Abstract: It is considered a didactic experience in which I investigate the Case Based Learning (CBL) as a teaching strategy in Physics in a public high school of Campinas in which I was concurrently professor and researcher for three years. The ABC is an active teaching strategy based on the student, and use cases about persons facing decisions and dilemmas, and students are motivated to get acquainted with characters e circumstances to understand the facts, values and contexts intended presenting a solution that supposes a position, a decision. Dealing with a Case, the student develops some expertise and ability beyond the knowledge and concepts mobilized to solution. On this paper, I elaborate two Cases: best system to a hot bath and cheap and aliment irradiation. With the knowledge and questions previously developed in the CBL we work up with Physics subjects related with Cases expected for the previously two months. Classes and students texts analysis made clear Physics knowledge apprenticed and the students develop of expertise and ability. They can communicate better their ideas, show better capacity to analyze complex problems more critically, its possible to realize a change in their capacity to make decisions as something personal, theyre more curious, theyre interest in learning tend to get better, as well their respect for others opinions, attitudes, beliefs. Some read texts to deepen in the subject months after the end of the classes. Discussions about the Case during the breaks are common and some reported have conversations in their homes and friends. In spite of the pointed limitations, I believe the CBLs use demand from student the previously subjects mobilization connected with new knowledge to the Cases solution, promote an integrate learning of the daily knowledge of the student with scientific information, Physics learning which makes the students able to apply the apprentice to learn not just natural phenomenon around them, but also the technologies with their relevant socials consequences. I believe CBL a promising teaching strategy the Physics teacher can use in High School, contributing to a more significant apprentice, extending the horizon of meaning of Physics daily knowledge, mainly for those who will not be physics. I share this experience and conclusions with the readers who are interest in CBL in Physics High School classes, and a look for those who try to comprehend how a teacher can proceed in his professional progress using a new teaching strategy with the students. The evidences shown CBL promotes the teaching and the apprentice pointed in literature also in Physics classes in High School,\$aEnsino, Avaliação e Formação de Professores


Referência: MONTANHER, Valter César. Aprendizagem baseada em casos nas aulas de física do ensino médio. 2012. 245 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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