Atividades remotas no ensino de ciências no ensino fundamental II



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino de Ciências e Matematica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Física Gleb Wataghin

Programa: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Mir, Carmen Maria das Graças Grigoletti

Orientador: Eduardo Galembeck


Assunto: Ensino de ciencias,Microscopia,Laboratorios - Estudo e ensino,Tecnologia educacional,Ensino a distancia,Science teaching,Microscopy,Laboratories - Study and teaching,Educational technology,Distance education


Resumo: Resumo: Esse trabalho teve como objetivo investigar como os alunos observam, descrevem e interpretam os materiais apresentados nas atividades a partir do microscópio remoto, a fim de desenvolverem habilidades como observação, interpretação e descrição. O acesso às TIC integradas ao Ensino de Ciências pode servir como uma ferramenta, como uma fonte de referência e um meio de comunicação, além de fornecer maneiras para a exploração de determinado conteúdo. Diante disto, ao longo do texto, apresentaremos as potencialidades das atividades remotas voltadas para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental II. Essas atividades ficavam disponíveis em um site elaborado pela equipe do Laboratório de Tecnologia Educacional (LTE), localizado no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do Instituto de Biologia da Unicamp e poderiam ser acessadas por dispositivos portáteis e computadores, de qualquer lugar e de maneira simultânea, ou seja, várias pessoas poderiam realizar as atividades ao mesmo tempo e de maneira gratuita. A arquitetura básica das atividades consiste em um microscópio óptico conectado à internet e ligado a uma câmera online, de modo que os usuários consigam visualizar a lâmina a ser trabalhada de acordo com a necessidade do professor. Os referenciais teóricos principais que deram suporte a esta pesquisa são sobre a experimentação no ensino de ciências, o laboratório de ciências e o uso das TIC nos processos educacionais. A metodologia de pesquisa adotada foi a Pesquisa Baseada em Design (DBR) e a forma de coleta de dados se deu a partir da aplicação de questionários do Google Forms, que foram respondidos por usuários não identificados que tiveram acesso ao site por intermédio de um professor. Os usuários que participaram das atividades eram, em sua grande maioria, estudantes do Ensino Fundamental II, de 6º a 8º ano. Os questionários aplicados se referiam ao conteúdo das lâminas que eram visualizadas pelos estudantes, de forma que caso houvesse interesse do usuário, ele poderia descrever o que estava sendo observado e posteriormente criar hipóteses e interpretar os exemplares disponibilizados. A análise dos questionários aplicados para as duas atividades aconteceu a partir de uma análise de conteúdo, segundo Bardin. Outro questionário foi aplicado aos professores que indicaram as atividades aos alunos, com a intenção de sabermos qual seria a opinião desses profissionais em relação ao uso de atividades remotas


Abstract: Abstract: This work aimed to investigate how students observe, describe and interpret the materials presented in the activities from the remote microscope in order to develop skills such as observation, interpretation and description. Access to ICTs integrated into Science Teaching can serve as a tool as a reference source and a means of communication, as well as providing ways for the exploitation of certain content. In the light of this, throughout the text, we will present the potentialities of the remote activities focused on Teaching Science in Primary Education. These activities were available on a site developed by the Laboratory of Educational Technology (LTE), located in the Department of Biochemistry and Tissue Biology of the Institute of Biology of Unicamp and could be accessed by portable devices and computers, from anywhere and simultaneously , that is, several people could carry out the activities at the same time and for free. The basic architecture of the activities consists of an optical microscope connected to the internet and connected to an online camera, so that users can visualize the slide to be worked according to the teachers need. The main theoretical references that supported this research are on experimentation in science teaching, the science laboratory and the use of ICT in educational processes. The research methodology adopted was the Design Based Survey (DBR) and the form of data collection was given through the application of Google Forms questionnaires, which were answered by unidentified users who had access to the site through a teacher . The users who participated in the activities were, for the most part, Elementary School students from grades 6 to 8. The applied questionnaires referred to the content of the slides that were visualized by the students, so that if there was interest of the user, he could describe what was being observed and later create hypotheses and interpret the available copies. The analysis of the questionnaires applied to the two activities happened from a content analysis, according to Bardin. Another questionnaire was applied to the teachers who indicated the activities to the students, with the intention of knowing what would be the opinion of these professionals in relation to the use of remote activities,\$aEnsino de Ciencias e Matematica,\$aMestra em Ensino de Ciências e Matemática


Referência: MIR, Carmen Maria das Graças Grigoletti. Atividades remotas no ensino de ciências no ensino fundamental II. 2018. 1 recurso online (187 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.

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