A influência das tecnologias na reforma curricular do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Azevedo, Marlon Dourado de
Orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Assunto: Aprendizagem,Ciberespaco,Reforma curricular,Tecnologia,Telemedicina,Learning,Cyberspace,Curricular reform,Technology,Telemedicine
Resumo: A formação médica passa por uma série de adequações para atender às novas demandas da saúde no Brasil, conforme preconiza o Conselho Federal de Medicina, e a Faculdade de Medicina da PUC-SP através do seu PPI. Esse estudo exploratório se posiciona dentro destas mudanças para mostrar a influência exercida pelas tecnologias na formação dos novos médicos. A telemática, a informática médica, a Telemedicina, a Internet, são apresentadas como ferramentas que possibilitam a criação de cenários que auxiliam na construção do conhecimento, e se destacam como fortes aliados no processo de transformação da sociedade do conhecimento. A contextualização desta pesquisa ocorre no ambiente de transformação da Faculdade de Medicina da PUC-SP, por meio de uma análise da sua reforma curricular e dos ambientes tecnológicos da Universidade. O resultado mostra que o uso das tecnologias ainda é feito de uma forma tímida, mas com grandes perspectivas de exploração das potencialidades apresentadas,
Abstract: Medical training involves a series of adaptations to attend the new demands of health in Brazil, as recommended by Conselho Federal de Medicina, and Faculdade de Medicina da PUC-SP through his PPI. This exploratory study is positioned within these changes to show the influence exercised by technologies in training of new doctors. The telematics, medical informatics, telemedicine, the Internet are presented as tools that allow the creation of scenarios that aid in the construction of knowledge, and they stand out like forts allied in this process of transformation of this knowledge society. The context of this research occurs in the ambient of transformation of the Faculdade de Medicina da PUC-SP, through an analysis of its curriculum reform and technological environments of the University. The result shows that the use of technologies is still done in a shy way, but with great perspectives to explore the opportunities presented
Referência: Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-11-12
Tags: