Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Engenharia de Computação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação

Programa: Mestrado em Engenharia Elétrica

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Ávila, Ismael Mattos Andrade

Orientador: Ricardo Ribeiro Gudwin


Assunto: Sistemas tutoriais inteligentes,Sistemas multiagentes,Semiotica e computacao,Ensino a distancia,Intelligent tutoring systems,Multiagent system,Semiotic and computing,Distance learning,Metadata


Resumo: Resumo: Este trabalho propõe uma arquitetura baseada em um sistema tutor inteligente (STI) para ambientes de ensino de línguas. A principal contribuição da proposta está no mecanismo de seleção e sequenciamento dos conteúdos, e baseia-se na estratégia de tratar cada lexema da língua-alvo (L2) como uma unidade pedagógica autônoma, cujo objetivo é ser aprendida instanciada na forma de um agente de software. Essa estratégia cria um arranjo bottom-up que é flexível o bastante para adaptar-se a mudanças nos objetivos pedagógicos e para reproduzir a natureza gradual, contextualizada e em grande medida inconsciente da aquisição da língua materna (L1). A arquitetura proposta é baseada em três principais pilares: (i) os agentes-lexemas da língua-alvo (L2) competem por um recurso limitado, a interface do curso, (ii) as imagens usadas nas cenas do curso são associadas a metadados que as descrevem semanticamente, influindo no comportamento dos agentes e (iii) uma ontologia da L2 define as relações semânticas e sintáticas entre seus lexemas e assim embasa as inferências feitas pelo sistema multiagente


Abstract: Abstract: This work proposes an architecture based on an Intelligent Tutoring System (ITS) for language teaching environments. The main contribution of the proposal is in its content selection and sequencing mechanism, and is based on the strategy of treating each lexeme of the target language (L2) as an autonomous pedagogical unit, whose goal is to be learned instantiated as a software agent. This strategy creates a bottom-up approach that is flexible enough to adapt to changes in the pedagogical objectives and to reproduce the gradual, contextualized and somewhat unconscious nature of the first language (L1) acquisition. The proposed architecture is based on three main pillars: (i) the lexemeagents of the target language (L2) compete for a limited resource, the course interface, (ii) the images used in the course scenes are associated to metadata that describe them semantically, influencing the behavior of the agents and (iii) an ontology of L2 defines the semantic and syntactic relations of its lexemes and then underpins the inferences made by the multiagent system,\$aEngenharia de Computação


Referência: ÁVILA, Ismael Mattos Andrade. Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em:

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