Centro de formação continuada de professores : a distância entre legislação, proposta de formação e necessidades formativas expressas por professores



Trabalho

Ano: 2011

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Mello, Adilson Ventura de

Orientador: Giovanni, Luciana Maria


Assunto: Formacao continuada,Continuing education


Resumo: Esta pesquisa focaliza a formação continuada de professores da rede de ensino municipal de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, levada a efeito por um Centro de Formação de Profissionais de Educação, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais, produção de materiais didáticos pedagógicos, elaboração e implementação da política de seleção, recrutamento e qualificação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino. A pesquisa tem por objetivo, de um lado, compreender a distância frequentemente apontada pelos estudos, entre o que diz a legislação, as intenções declaradas nas propostas e projetos de formação continuada de professores, as ações efetivamente realizadas para cumprir essas intenções e as necessidades e expectativas dos professores e, de outro lado, identificar as dificuldades e obstáculos para que as ações de fato atendam às necessidades formativas e expectativas das escolas e seus professores, descrever e analisar suas ações de formação, bem como identificar perfis e visões dos profissionais que organizam o centro (supervisor e coordenadores) e dos professores alvos de sua ação (PEBI e PEBII). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, realizada no período de 2010/2011, por meio de: análise de documentos e legislação disponíveis sobre o Centro, aplicação de questionários a 125 professores e 10 profissionais da equipe técnica do Centro, bem como por meio de entrevistas com 02 supervisores gerais do Centro. Os dados coletados, reunidos em Quadros e Tabelas, são analisados com o apoio teórico de autores como Viñao Frago, Fullan, Hargreaves, Barroso e Bolivar. Os resultados revelam a distância entre as intenções e princípios dispostos na legislação, as práticas de formação efetivadas e as necessidades formativas expressas por professores,


Abstract: Education in municipal schools. The research aims with this research focuses on the ongoing training of school teachers from a municipal town in the interior of São Paulo, carried out by a Training Center for Professional Education, aiming to promote the improvement continuum of professional production of teaching learning materials, design and implementation of the policy of selection, recruitment and training of professionals understand the often drawn away by the studies, between what the law says the declared intentions of the proposals and projects for continuous training of teachers, the actions actually performed to fulfill these intentions and the needs and expectations of teachers and on the other hand, the difficulties and obstacles for the shares actually meet the training needs and expectations of schools and teachers, describe and analyze their actions training as well as identify profiles and views of professional organizing center (supervisor and coordinators) and teachers targets of its action (and PEBII PEBI). This is qualitative research, conducted in the period 2010/2011 through: analysis of documents and legislation available on the Centre, questionnaires to 125 teachers and 10 professional technical staff of the Centre, as well as through interviews with 02 general overseers of the Centre. The collected data, gathered in Tables and Charts, are analyzed with the theoretical support of authors like Viñao Frago, Fullan, Hargreaves, Barroso and Bolivar. The results show the distance between the intentions and principles set out in legislation, training practices and effect the training needs expressed by teachers


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-07-27

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