Educação a distancia via web : a construção da praxis pedagogica atraves da teoria, do fazer dos pioneiros e da propria pratica
Ano: 2005
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Politicas de Educação e Sistemas Educativos
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Doutorado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Mebius, Sonia Maria Castricini Biscacio
Orientador: Vani Moreira Kenski
Assunto: Ensino a distancia,Internet na educacao,Praxis pedagogica,Formacao de professores,Tecnologia educacional,Distance education,Internet in the education,Pedagogia praxis,Teachers training,Education technology
Resumo: Resumo: Este trabalho é resultado de uma investigação envolvendo aspectos teóricos, práticos e reflexivos sobre a construção da práxis pedagógica na educação a distância via web. Partindo das questões desencadeadoras - 1. Qual a importância das práticas vivenciadas por educadores que estão experimentando a educação a distância via web? 2. Que bases teórico-metodológicas propiciam apoio e orientam a formação do educador que assume a prática da educação a distância via web? -, a hipótese de trabalho que assumo é que as experiências de educação a distância via web em andamento, vivenciadas e analisadas, mesmo que incipientes, são importantes para encontrarmos indícios de uma melhor forma de aproveitar o potencial da web, para melhorar as possibilidades e os resultados da educação. Todavia, ressalto que a aprendizagem significativa dessa nova modalidade de educação se dá na práxis pedagógica. Assumindo essa linha de entendimento, acredito que tanto a formação do educador, que realiza a educação a distância, via web, como a do educador da modalidade presencial precisam estar apoiadas em um tipo de racionalidade emancipatória, que implique a articulação efetiva teoria?prática?reflexão. Além disso, torna-se imprescindível que seja um processo de desenvolvimento profissional contínuo, que faça do professor um pesquisador de sua prática
Abstract: Abstract: This work is the result of investigation involving theoretical, practical and reflexive aspects about the construction of the pedagogical praxis in distance education via the web. This result is reached by means of the following questions - 1. What are the contributions could be given by educators with experience in distance education? 2. What are the theoretical and methodological bases that provide support for distance learning and support for the educator to be oriented to the practice of distance education teaching via the web? - the hypothesis I assume is that distance education via web experiments, analysis, and processes are incipient but important in finding evidence of a better way to make proper use of web potential therefore increasing possibilities and having better results in overall education. Nevertheless, I point out that the significance of learning in this new modality of education occurs in the pedagogical praxis. Assuming this line of understanding, I believe that both distance education via web and the classroom-based course must be supported by an emancipator rationality, which implies an effective theoretical-practical-reflexive articulation. Besides it is indispensable that it could happen in a continuous professional development, which could make the teacher a researcher in his practice,\$aRésumé: Cette étude est le résultat dune recherche qui englobe des aspects théoriques, pratiques et de réflexion, à propos de la construction de la praxis pédagogique dans le domaine de léducation à distance, via le web. En partant des questions provocatrices: - 1. À quoi servent les pratiques des enseignants qui ont lexpérience du vécu, concernant à léducation à distance, par voie du web? 2. Sur quelles théories et méthodologies, qui offrent de lappui et de lorientation à la formation de ces mêmes enseignants, ces pratiques, sont-elles supportées? - mon hypothese de travail cest que les expériences de léducation à distance, via le web, analysées et en processus, bien que débutantes, sont-elles, en fait, très importantes à trouver des indices pour améliorer, dune façon remarquable, le profit du potentiel du web et à en obtenir de nouvelles possibilités et de meilleurs résultats, concernant lÉducation. Pourtant, ça ne se fait pas sans réserve: il faut remarquer que la vraie apprentissage de cette nouvelle modalité déducation ne se fait quà travers la praxis pédagogique. En endossant cette Résumé: ligne de pensée, je soutiens que la formation de lenseignant qui pratique léducation à distance, via le web, aussi que celle de lenseignant qui pratique léducation en présence ont, toutes les deux, besoin dêtre supportées sur une espèce de rationalité émancipatrice qui engage une effective articulation entre théorie, pratique et réflexion. En outre, il faut que tout cela se passe comme un processus de développement professionnel continu qui vise à transformer lenseignant en chercheur toujours critique de sa propre pratique,\$aPoliticas de Educação e Sistemas Educativos
Referência: MEBIUS, Sonia Maria Castricini Biscacio. Educação a distancia via web: a construção da praxis pedagogica atraves da teoria, do fazer dos pioneiros e da propria pratica. 2005. 395p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: