Tecnologias de informação e comunicação no ensino : o caso do PEC-Formação Universitaria no polo Campinas-SP



Trabalho

Ano: 2004

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino, Avaliação e Formação de Professores

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Augusto, Cacilda Encarnação

Orientador: Luiz Carlos de Freitas, Jose Armando Valente


Assunto: Computadores,Teleconferencia,Videoconferencia,Ensino,Professores - Formacao,Computers,Teleconferencing.,Videoconferencing,Teaching,Teachers training of


Resumo: Resumo: O presente estudo teve os objetivos de: estudar como as Tecnologias da Informação e Comunicação - computador, teleconferência e videoconferência - foram usadas no ensino, mais especificamente no curso de formação de professores PEC-Formação Universitária (pólo Campinas-SP), que aconteceu no período de julho de 2001 a dezembro de 2002, analisar a lógica de produção e linguagem do conteúdo disponibilizado para os alunos nos recursos tecnológicos e verificar se os participantes do estudo entendem que as tecnologias contribuíram para a formação do público alvo, qual a percepção que eles têm em relação as tecnologias no ensino. Participaram do estudo: alunos, tutores, professores e profissionais (estagiários, desenvolvedores de conteúdo, coordenadores e assistentes) do PEC-Formação Universitária. Os dados foram coletados, principalmente, por meio de questionários, entrevistas semi-estruturadas e observações. O procedimento para a análise de dados consistiu em uma organização quantitativa dos dados do questionário, seguida de uma análise qualitativa de todos os dados coletados. Os resultados mostram que o uso de tecnologias interativas não foi suficiente para garantir a interação entre alunos e professores. As aulas de teleconferência foram apontadas como de melhor qualidade técnica e pedagógica do que as aulas de videoconferência. Aparece nas falas dos participantes a consciência de que, as aulas ministradas por tecnologias requerem uma metodologia diferenciada da utilizada no ensino presencial e que elas contribuem no processo de ensino e aprendizado, mas a figura do professor sempre será necessária. O computador contribuiu no processo de inclusão digital, mas não foi utilizado considerando efetivamente o seu potencial de interação. Esses resultados sugerem que se repense novos métodos ,de ensino para a educação mediada por tecnologias. Para que seu uso seja adequado é necessário uma formação para professores e também para alunos. O ensino mediado por tecnologias requer não só manutenção de equipamentos e capacitação para que aqueles que farão ou ministrarão o curso saibam manuseá-Ias, mas cuidados pedagógicos, ou seja, preocupação com a qualidade da informação trabalhada e da interação entre alunos e professores


Abstract: 'Abstract: The objectives of the following study were to study how the Infonnation and Communication Technologies - computer, teleconference and videoconference - were used for teaching, specificalIy for the teachers training course PEC- Formação Universitária (Campinas-SP), which took place from July 2001 until December 2002, to analyse the logical production and language of the contents available to the students in the technological resources and to verifj, if the participants understand that technology contributed for the training of the target group and which perception they have towards the technologies in the teaching. The participants in the training were: students, tutors, professors and other professionals (apprentices, developers, coordinators and assistants) from the PEC-Formação Universitária. The data were collected, mainly through surveys, semi-structured interviews and some observation. The procedures for the evaluation of the data consisted in a quantitative organization of the survey data, folIowed by a qualitative analysis of all the collected data. The results show that the use of interactive technology was not enough to guarantee the interaction between students and teachers. The teleconference classes, compared to the videoconference classes, were pointed out as the best ones in tenns of technical and pedagogical quality. Among the opinions of the participants it is clear that the classes given with the use of technology contribute to the learning process and require a different method in relation to the standard teaching, but the presence of the teacher will always be essential. The computer contributed in the process of "digital inclusion", but it was not efficient1y used considering its potential of interaction. The results suggests the rethinking of new methods of teaching with the use of technology and the necessity of adequate preparation for teachers and students involved. Teaching through the use of technology demands not only maintenance of equipment and training for those who will take or teach the course, but awareness and careful preparation in relation to pedagogy and quality of the studied information and the interaction between teachers and students,\$aEnsino, Avaliação e Formação de Professores'


Referência: AUGUSTO, Cacilda Encarnação. Tecnologias de informação e comunicação no ensino: o caso do PEC-Formação Universitaria no polo Campinas-SP. 2004. 260p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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