Cultura midiatica na licenciatura em Letras



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Mafra, Nubio Delanne Ferraz

Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva


Assunto: Midia,Formacao de professores,Curriculos,Graduacao,Praticas de leitura,Media,Teacher training,Curricula,Graduation,Reading practices


Resumo: Resumo: Esta pesquisa procurou compreender como a mídia, articulada ao universo cultural e à formação de professores, se apresentou no currículo da licenciatura em Letras Vernáculas de uma universidade pública durante o período 1995-2002. Ela se desenvolveu com base num estudo de caso, a partir da coleta e análise de informações oficiais em diferentes documentos como currículos, disciplinas, projetos, eventos e capacitações docentes. Além disso, foram feitas entrevistas com professores e egressos do curso. O trabalho está fundamentado nos Estudos Culturais, Teorias de Mídia-Educação e do Currículo, que ajudaram a desenhar um pensamento em que a mídia é refletida a partir do questionamento dos limites entre as culturas, juntamente com uma formação de professores enfocada no âmbito da renovada relação entre teoria e prática. Atravessando todos estes caminhos, surgem as práticas, saberes tornados hegemônicos e silenciados nas licenciaturas. No meio do caminho das Letras, a mídia


Abstract: Abstract: This research seeks to understand how the media, as articulated in teacher training and in the cultural universe, was represented in the curricula in teaching certification in Letters at a state university from 1995-2002. It unfolds on the basis of a case study, starting with the collection and analysis of official information from such diverse sources as curricula, course outlines, projects, and teacher training events. Moreover, interviews with teachers and egresses of the course had been made. The study is informed by Cultural Studies and Theories of Media-Education and Curricula. These will help develop a line of thinking in which the media is understood in terms of questioning the limits between cultures and a teacher training focused on a renewed relationship between theory and practice. Traversing these diverse routes can be found those knowledges and practices which have become either hegemonic or silenced in teaching certifications. On the route of the Letters, lies the media,\$aEducação, Conhecimento, Linguagem e Arte


Referência: MAFRA, Nubio Delanne Ferraz. Cultura midiatica na licenciatura em Letras. 2007. 162 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: