Meta-avaliação de projetos em educação com o uso das TIC
Ano: 2010
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Machado, Marco Antonio de Jesus
Orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Assunto: Avaliacao,Meta-avaliacao,Projetos em educacao,Projeto Gestao Escolar e Tecnologias,Programa Parceiros na Aprendizagem,Tecnologias da Informacao e Comunicacao TIC,Assessment,Meta-evaluation,Projects in education,Project Management School and Technology,Learning Partnership Program,Information and Communication Technologies - ICT
Resumo: Esta tese tem como tema a meta-avaliação de projetos em educação com o uso das TIC . Sua finalidade é realizar a meta-avaliação do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias e do Programa Parceiros na Aprendizagem, preocupando-se com a qualidade desses processos avaliativos. A meta-avaliação objetiva o aprimoramento metodológico e prático de futuras avaliações de projetos envolvendo as TIC. Esse percurso foi construído com base no pressuposto de que a avaliação faz parte da própria natureza da prática, pois pensar a avaliação é pensar a prática enquanto melhor maneira de aperfeiçoá-la. A pesquisa conduziu à revisão da evolução do conceito de projeto até a sua inserção na educação, por meio de autores como Jean-Pierre Boutinet e Nílson José Machado. Foi necessário relacionar o projeto com a tecnologia. Para tanto utilizei o conceito de tecnologia presente na obra de Álvaro Viera Pinto. As diferentes concepções de avaliação foram trabalhadas por meio de autores como Jean- Jacques Bonniol e Michael Vial, Isabel Franchi Cappelletti, Ernesto Cohen e Rolando Franco e dos ensaios organizados por Maria Cecília Roxo Nobre Barreira e Maria do Carmo Brant de Carvalho. Por fim, para analisar o uso das TIC na área educacional, recorri a Maria Elisabeth Bianconcini de Almeida. A pesquisa optou pela abordagem qualitativa, por ser a mais adequada para lidar com sentimentos, percepções e atitudes humanas, afastando-se assim do rigor da racionalidade. Os procedimentos adotados para a análise foram: a entrevista semiestruturada, instrumento considerado qualitativo, próprio para o estudo de significados subjetivos, e a análise documental, utilizada para conhecer realidade a ser pesquisada, construir categorias de análise para a avaliação e completar informações advindas das entrevistas. Os dados apontam para a importância dos procedimentos avaliativos em programas e projetos com o uso das TIC, na implantação, no processo e também na análise dos resultados. As avaliações analisadas atenderam a expectativa e foram úteis para as audiências envolvidas. Puderam antecipar problemas e/ou propor soluções às dificuldades encontradas. Os resultados da meta-avaliação podem servir como subsídios para futuros projetos avaliativos, desde que se atente para o cuidado com as dificuldades encontradas, que servirão como ensinamento para futuros projetos,
Abstract: 'This thesis has as its theme the "meta-evaluation of projects in Education using ICT". Its purpose is to conduct a meta-evaluation of the Project Management School and Technology as well as the Learning Partnership program, concerning with the quality of evaluation processes. The meta-evaluation aims to improve the methodological and practical assessments of future projects involving ICT. This course was constructed on the basis of that evaluation is part of the nature of practice as to think the assessment is to think the practice as the best way to improve it. The research led to the revision of the conceptual evolution of the project until its inclusion in education, by authors such as Jean-Pierre Boutinet and Nilson José Machado. It was necessary to relate the project with the technology. For this I used the concept of technology inserted in the work of Alvaro Viera Pinto. The different conceptions of evaluation have been worked by authors such as Jean-Jacques Bonniol and Michael Vial, Elizabeth Franchi Cappelletti, Ernesto Cohen and Rolando Franco and tests organized by Maria Cecilia Noble Purple Barrier and Maria do Carmo Brant de Carvalho. Finally, to examine the use of ICT in Education, resorted to Bianconcini Elisabeth Maria de Almeida. The research chose a qualitative approach, because it is more appropriate to deal with feelings, perceptions and human attitudes, thus moving away from the rigors of rationality. The procedures adopted for the analysis were: a semi-structured interview instrument considered qualitative, suitable for the study of subjective meanings, and document analysis, used to understand reality to be researched, construct categories of analysis for the assessment and complete information derived from interviews. The data suggest the importance of the evaluative procedures in programs and projects with the use of ICT deployment, process, and also the analysis of results. The assessments examined met expectations and were useful for the audience involved, they could anticipate problems and / or propose solutions to problems encountered. The outcome of the meta-evaluation may serve as input for future projects of evaluation, provided that consideration is given to the care of the difficulties encountered, which will serve as an apprenticeship for future projects'
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-11-10
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