Licenciatura em matemática na modalidade de educação a distância : um desafio para a formação de professores
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Athias, Miguel Fortunato
Orientador: Pires, Celia Maria Carolino
Assunto: Educacao a distancia,Formacao de professor,Novas perspectivas,Distance education,Teacher training,New perspectives
Resumo: O objetivo do presente trabalho é o de discutir possibilidades e perspectivas de formar professores de Matemática na modalidade de educação a distância. Toma por base experiências de duas instituições de nível superior, uma delas com larga experiência em educação a distância e, a outra desenvolvendo um projeto piloto a ser implantado posteriormente em maior escala. Discute as modalidades de ensino a distância que foram e são realizadas no mundo, e em qual delas estão inseridos os cursos pesquisados, as definições de educação a distância que foram construídas ao longo do tempo e qual a definição fornecida por lei pelo Brasil, debate também funções que os professores podem assumir nesta modalidade, bem como analisa os currículos de cada curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características apresentadas por Lüdke e André (1986), que utiliza análise de documentos e entrevistas que foram realizadas com coordenadores e professores de diferentes disciplinas e as análises das entrevistas tomam por base os ensinamentos de Bardin (2010). Os fundamentos teóricos foram buscados especialmente nos trabalhos de Otto Peters, Maria Luiza Belloni, Garcia Gouvêa, Regina Barros Leal Silveira e Marcelo de Carvalho Borba. Os resultados apontam no sentido de que é possível realizar um curso de Licenciatura em Matemática a Distância de qualidade, que os professores estão conseguindo superar os problemas encontrados para desenvolver suas disciplinas a distância com a utilização de tecnologias e recursos áudios visuais, porém ainda há grandes dificuldades por parte de professores e alunos diante dessa nova possibilidade, especialmente em termos de entender as peculiaridades da educação a distância e o real papel de professores e alunos nesta modalidade de formação inicial,
Abstract: The aim of this paper is to discuss opportunities and prospects for training teachers of mathematics in the distance education mode. It builds on the experiences of two institutions of higher education, one with extensive experience in distance education, and the other developing a pilot project to be implemented later on a larger scale. It discusses the methods of distance learning that were held in the world and still are, they fit the courses surveyed could be included, the definitions of distance education that have been built over the time and what is the definition provided by law in Brazil, it debates also the tasks that teachers can take in this area and analyzes the curriculum of each course. This is a qualitative research, with characteristics presented by Lüdke and Andre (1986), which uses document analysis and interviews that were conducted with coordinators and teachers from different disciplines and the analysis of the interviews are based on the lessons of Bardin (2010). The theoretical foundations were sought especially in the work of Otto Peters, Maria Luiza Belloni, Garcia Gouvêa, Regina Silveira Barros Leal and Marcelo de Carvalho Borba. The results show that it is possible to conduct a good quality course in Mathematics in distance education, that teachers have been successfully overcoming the problems encountered in developing their courses to distance with the use of audio visual technology and resources, but there is still great difficulties on the part of teachers and students at this new opportunity, especially in terms of understanding of the peculiarities of distance education and the real role of teachers and students in this initial training
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-27
Tags: