Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças
Ano: 2016
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Ciência da Computação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Computação
Programa: Mestrado em Ciência da Computação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Luque Carbajal, Marleny
Orientador: Maria Cecília Calani Baranauskas
Assunto: Interacao humano-maquina,Computadores e criancas,Tecnologia educacional,Design de interacao,Programacao (Computadores),Human-computer interaction,Computers and children,Educational technology,Interaction design,Computer programming
Resumo: Resumo: Existem muitos estudos que demonstram que o contato com programação tem um impacto positivo no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio-emocionais das crianças. A programação tem sido discutida como uma forma de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional nas crianças. No entanto, existem barreiras para a aprendizagem da programação, uma delas é o fato de a maioria das linguagens de programação existentes serem baseadas em abstrações na forma de textos e símbolos que são difíceis de entender, para elas. Uma forma potencialmente facilitada de introduzir as crianças à programação são as Interfaces Tangíveis. A abordagem das Interfaces Tangíveis propõe embutir elementos computacionais em materiais concretos, criando um recurso didático que une as vantagens da manipulação física à interação e multimídia providas pela tecnologia. Enriquecendo os materiais concretos, os recursos computacionais podem ajudar a trabalhar diversos sentidos (visão, audição, tato). No entanto, a tecnologia tangível é muitas vezes cara, delicada e difícil de customizar. Considerando o cenário exposto, nesta dissertação propomos e apresentamos o ambiente TaPrEC (Tangible Programming Environment for Children), um ambiente de programação tangível de baixo custo, criado com material resistente e de fácil customização, desenvolvido para ensinar conceitos básicos de programação. O ambiente permite às crianças criar programas tangíveis organizando blocos coloridos de madeira semelhantes a peças de quebra-cabeças. Nesta dissertação fornecemos detalhes técnicos da construção do TaPrEC, sua evolução e os principais aspectos e resultados obtidos durante o Estudo de Caso realizado para avaliá-lo, que contou com a participação de crianças e professores de ensino fundamental e foi desenvolvido ao longo de dois semestres num cenário educacional real
Abstract: Abstract: There are many studies that demonstrate that the contact with programming has a positive impact on the development of cognitive and socio-emotional skills in children. Programming has been discussed as a way to stimulate the development of computational thinking in children. However, there are barriers to the learning of programming, one of them is the fact that most existing programming languages are based on abstractions in the form of texts and symbols that are di?cult to understand for children. A potentially facilitated way to introduce children to programming is by Tangible Interfaces. The approach of Tangible User Interfaces (TUI) proposes to embed computing elements in concrete materials, creating an educational feature that unites the advantages of physical interaction and multimedia handling provided by technology. Enriching the concrete materials, computational resources can help stimulate the computational thinking, in addition to working several senses (sight, hearing, touch). However, the tangible technology is often expensive, delicate and di?cult to customize. In this scenario, we propose and present the TaPrEC (Tangible Programming Environment for Children), a low cost tangible programming environment created with resistant material and easy customization, developed to teach basic concepts of programming. The environment allows children to create tangible programs organizing wooden colored blocks similar to puzzle-pieces. In this dissertation we provide technical details of the construction of TaPrEC, its evolution and the main aspects and results obtained during the Case Study conducted to evaluate it with the participation of children and teachers of primary school, which was developed over two semesters in a real educational scenario,\$aCiência da Computação,\$aMestra em Ciência da Computação,\$a1225628/2013, 1406885/2014,\$aCAPES
Referência: LUQUE CARBAJAL, Marleny. Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças. 2016. 1 recurso online (87 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
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