Formação tecnológica de professores e multiplicadores em ambiente digital



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Tese

Agência fin.: CNPq

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Lopes, Maria Cristina Lima Paniago

Orientador: Freire, Maximina Maria


Assunto: Formacao Tecnologica,professor e multiplicador,computador,representacoes,Professores - Formacao profissional,Tecnologia educacional,Technological formation,teacher and multiplier,computer,representations


Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a formação tecnológica de professores e multiplicadores em ambiente digital, partindo da oferta de dois cursos que visaram a promover espaço para reflexão crítica sobre questões relacionadas ao uso do computador no ensino. Para tanto, esta pesquisa se fundamenta na abordagem sócio-interacionista de ensino-aprendizagem, na identificação de representações sobre o uso do computador no ensino, nos traços distintivos de um professor crítico-reflexivo e na compreensão do uso do computador no contexto educacional.,


Abstract: This study aims at investigating the technological formation of teachers and multipliers in the digital context through the offer of two courses that intended to open room for critical reflection about the use of computers in education. To reach this goal, the research is focused on the social-interactionist approach to teaching and learning, on the identification of representations about the use of the computers in education, on the distinctive features of a critical-reflective teacher, and on the understanding of using computers in educational settings.


Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005-02-28

Tags: