Mediações docentes em fóruns educacionais do curso de letras da Universidade Federal do Pará
Ano: 2012
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Lobato, Maria Cristina Ataide
Orientador: Ramos, Rosinda de Castro Guerra
Assunto: Mediacao,Educacao a distancia,Forum de discussao,Universidade Federal do Para,Mediation,Distance education,Discussion forum
Resumo: Este estudo foi motivado pelas demandas de conhecimento sobre as relações de ensinoaprendizagem nos espaços interativos virtuais, em busca de estratégias e condutas mais adequadas para promover, junto aos alunos, a construção do conhecimento. A pesquisa é um exemplar da área da Linguística Aplicada e focaliza a mediação docente em fóruns educacionais virtuais, do Curso de Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Portuguesa - modalidade a distância, da Universidade Federal do Pará, com o propósito de avançar sobre o conhecimento dos desafios pedagógicos na educação a distância. O trabalho investigativo foi desenvolvido à luz da concepção sócio-histórico-cultural do desenvolvimento humano de Vygotsky (1934/2007, 1934/2008), em especial os conceitos de mediação, e com o suporte teórico do modelo de investigação prática desenvolvido por Garrison e Anderson (2003), em especial os referentes à presença social e à presença de ensino. Os instrumentos teóricos para analisar as escolhas léxicogramaticais dos professores nos fóruns são os conceitos da Linguística Sistêmico- Funcional, particularmente os que se referem à metafunção interpessoal. O estudo permitiu observar que os fóruns são espaços privilegiados para interações entre professores e alunos em cursos na modalidade a distância e a aprendizagem, nesses ambientes, pode ser motivada e direcionada pelas intervenções do professor, com particular incidência na motivação da aprendizagem, no estímulo à interação e na dinamização das práticas da comunidade. Os resultados sugerem que o planejamento de ações adequadas e a formação docente para a mediação em fóruns virtuais são preditivos de melhores resultados na aprendizagem dos alunos,
Abstract: This study was motivated by the demands of knowledge about the relationships of teaching and learning in interactive virtual spaces, in search of more adequate strategies and to promote, among students, the construction of knowledge. The research is an exemplar of Applied Linguistics and it focuses on teacher mediation in virtual education forums of the Federal University of Pará Letters Course Specialization in Portuguese with the purpose of advancing knowledge about challenges of teaching in distance education. The investigative work was developed in the light of Vygotsky (1934/2007, 1934/2008) socio-cultural-historical conception of the human development, particularly the concepts of mediation, and with the theoretical support of the research model developed by Garrison and Anderson (2003), in particular those pertaining to social presence and teaching presence. The theoretical tools for analyzing the teachers lexicogrammatical choices in the forum are the concepts of Systemic Functional Linguistics, particularly those relating to interpersonal metafunction. The study showed that the forums are privileged spaces for interactions between teachers and students in distance courses and that the learning, in these environments, can be motivated and directed by teachers interventions, with a particular focus on the motivation of learning, encouraging interaction and promotion of community practices. The results suggest that the appropriate action planning and teacher training for mediation in virtual forums are predictive of better results in student learning
Referência: Tese (Doutorado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012-11-23
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