Níveis de apropriação das TDIC pelos professores



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Lima, Joyce Aparecida

Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da


Assunto: Curriculo,Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao,Professores - Efeito das inovacoes tecnologicas,Tecnologia educacional,Curriculum,Digital Technologies of the Information and Communication,Teachers - Effect of technological innovations on,Educational technology


Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O estudo teve por objetivo analisar e identificar os níveis de apropriação das TDIC pelos professores por meio da elaboração e aplicação de um questionário para a identificação do seu estágio de apropriação de tecnologias pelo professor. A pesquisa tem abordagem qualitativa e como instrumentos de coleta de dados foram empregados a aplicação de questionário, ao levantamento de textos e documentos produzidos por órgãos e autores tratados como referência a apropriação das TDIC. Foram identificados várias propostas de matrizes com níveis ou estágios de apropriação de tecnologias por professores, como Sandholtz, Ringstaff e Dwyer (1997), Moersh (1995), UNESCO (2008), European Framework for the Digital Competence of Educators (DIGCOMPEDU) (2017), Institute for Technology in Education (ISTE) (2017), CIEB (2017) e Pasinato e Vosgerau (2011). Pela análise dos questionários identificou-se que, dentre outros, os participantes atuam como educadores em escolas públicas e/ou privadas do ensino básico. Afirmaram ainda utilizar as TDIC em sua rotina e em suas práticas pedagógicas. Com base nos modelos de Pasinato e Vosgerau (2011) e na matriz da CIEB (2017), avaliou-se os níveis de apropriação das TDIC dos participantes. Ao final, pode-se concluir que, pela abordagem metodológica adotada, foi possível analisar e identificar os níveis de apropriação das TDIC dos professores participantes por meio do instrumento proposto - um questionário,


Abstract: This dissertation is part of the New Technologies in Education research line of the Postgraduate Program in Education: curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. The objective of this study was to analyze and identify the levels of appropriation of TDIC by the teachers. The author used two research methods: Application of a questionnaire, duly approved by the Research Ethics Committee, at a private higher education institution in São Paulo. The questionnaire was intended for postgraduate students in education who act as educators, and Analysis of texts and documents produced by bodies and authors treated as reference in TDIC by the author, such as Sandholtz, Ringstaff and Dwyer (1997), Moersh (1995), UNESCO (2008), European Framework for the Digital Competence of Educators DIGCOMPEDU) (2017), for Technology in Education (ISTE) (2017), CIEB (2017) and Pasinato, Vosgerau (2011). Through the analysis of the questionnaires it was observed that, among others, the participants act as educators in public and / or private primary schools. They also affirmed to use TDIC in their routine and in their pedagogical practices. Based on the models of Pasinato & Vosgerau (2011) and the CIEB (2017) matrix, the levels of appropriation of participants TDIC were evaluated. At the end, it can be concluded that, through the methodological approach adopted, it was possible to analyze and identify the levels of appropriation of TDIC of the participating teachers. In addition, it was verified that the participants presented a high level of knowledge of TDIC


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-02-25

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