As interações dos promotores de justiça mediadas pelas ferramentas digitais na criação de um espaço de aprendizagem
Ano: 2009
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Lima Junior, Carlos Daniel Vaz de
Orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Assunto: Espaco de aprendizagem,Ferramentas digitais,Aprendizagem,Promotores publicos -- Recursos de redes de computadores,Ferramentas de busca na Web,Internet na educacao,Learning space,Learning,Digital tools
Resumo: A percepção de um espaço de aprendizagem na interação dos promotores de Justiça por meio das ferramentas digitais trazidas pelas novas tecnologias é o objetivo deste estudo de caso. Nos últimos anos o Ministério Público tem investido na disponibilização de ferramentas digitais aos promotores, contudo, o uso dado às mesmas é muito menor daquele dado pelos promotores às ferramentas digitais públicas, que estão disponíveis para todos na Internet. Neste estudo de caso, caracterizado pela exploração e descrição, identificamos quais são estas ferramentas que compõe o nosso corpo de pesquisa e qual o uso que os promotores dão às mesmas, para então identificar as situações em que elas proporcionam o surgimento de um espaço de aprendizagem que leva à solução de problemas profissionais. Nosso quadro de referências para análise deste espaço é composto pelas teorias de aprendizagem baseadas em Piaget, Vygotsky e Ausubel, que nos permitem compreender a interação entre os usuários e a relação deles com a aprendizagem. A partir de dados coletados juntos aos promotores de Justiça, analisados quantitativa e qualitativamente, consideramos que se pôde perceber a existência de um espaço de aprendizagem criado pela interação proporcionada pelas ferramentas digitais, e que tal espaço pode ser aproveitado para a formação de conceitos espontâneos correlatos a conceitos científicos,
Abstract: The purpose of this study is to observe the existence of a learning space resulting from the interaction of the Prosecuting Attorneys through digital tools produced by the latest technology. In recent years, the Department of Justice has been doing great effort so as to provide digital tools for the Prosecuting Attorneys, however, the use of such tools has been much smaller than the use of public digital tools available in the internet to anyone. In this study of case, rich in inquiries and description, we have listed the tools comprised in our research and what use the Prosecuting Attorneys give them, so we can finally identify the situations where such tools, addressed to solve professional problems, provide a new learning space. Our reference portrait for analyzing this space is constituted by learning theories based on Piaget, Vygotsky and Ausubel, which allow us understand the interaction among users and their relation with learning. We have analyzed, both in quality and quantity, data collected from the Prosecuting Attorneys. Based on such data, we have considered a possible existing learning space created by the interaction promoted by the digital tools. Such space can be used to create spontaneous concepts linked to scientific concepts
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-04-30
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