Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Ensino de Biologia
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Biologia
Programa: Mestrado em Ensino de Biologia
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Leizer-Gatti, Ana Carolina
Orientador: Eduardo Galembeck
Assunto: Biologia - Estudo e ensino,Experimentacao remota,Tecnologia educacional,Biology - Study and teaching,Remote experimentation,Educational technology
Resumo: Resumo: O atual cenário da educação se mostra cada vez mais desinteressante aos estudantes, já que os conceitos permeiam meramente o âmbito teórico, tornando difícil o processo ensino-aprendizagem e gerando, na maioria das vezes, mais dúvidas do que entendimento. O objetivo do trabalho é propor sequências didáticas que facilitem o uso da experimentação remota por todos os professores de Biologia. Vários autores propõem que as atividades práticas são um meio de alcançar o aluno e de despertar a curiosidade acerca dos fenômenos que os cercam, porém, nem sempre as unidades escolares têm estrutura laboratorial para atender as demandas previstas em currículo. Dessa forma, uma alternativa possível, mas ainda pouco utilizada, é a experimentação remota, objeto de estudo deste trabalho. A metodologia consistiu em propor observações de lâminas, através do LTE, previamente separadas com posterior aplicação de questionário para determinar o que os estudantes compreenderam. Por meio da metodologia de intervenção-pedagógica, buscou-se inserir atividades investigativas com o auxílio da tecnologia e verificar a eficácia desse processo na melhoria do processo ensino-aprendizagem
Abstract: Abstract: The current scenario of education is becoming increasingly uninteresting to students, as the concepts merely permeate the theoretical scope, making the teaching-learning process difficult and, in most cases, generating more doubts than understanding. The aim of this paper is to propose didactic sequences that facilitate the use of remote experimentation by all Biology teachers. Several authors propose that practical activities are a way to reach the student and arouse curiosity about the phenomena that surround them, however, the school units do not always have laboratory structure to meet the demands provided for in curriculum. Thus, a possible alternative, but still little used, is remote experimentation, object of study of this work. The methodology consisted of proposing slide observations, through LTE, previously separated with subsequent application of a questionnaire to determine what the students understood. Through the methodology of pedagogical intervention, we sought to insert investigative activities with the aid of technology and verify the effectiveness of this process in improving the teaching-learning process
Referência: LEIZER-GATTI, Ana Carolina. Desenvolvimento de atividades experimentais para uso de laboratório remoto no ensino da biologia em escolas públicas. 2019. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/338486. Acesso em: 2 Apr. 2020.
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