Práticas interdisciplinares em currículo de letramento digital : conexão entre vida e trabalho



Trabalho

Ano: 2019

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Leite, Joice Lopes

Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes


Assunto: Curriculo,Letramento digital,Inclusao digital,Interdisciplinaridade em educacao,Tecnologia educacional,Curriculum,Digital literacy,Digital divide,Interdisciplinarity in education,Educational technology


Resumo: A tecnologia avança em todos os setores da sociedade contemporânea, ligados a economia, política, saúde, cultura e educação. Vivemos uma época de ações globais e de impactos locais e regionais, cenário este em que o advento da internet se torna de fácil acesso para todas as pessoas, transformando seu modo de viver, de aprender e ensinar. A presente Dissertação incorpora uma pesquisa pautada na metodologia de história de vida e na perspectiva interdisciplinar a qual possibilita o compartilhamento de práticas facilitadoras da elaboração de um currículo de letramento digital. A investigação foi desenvolvida no cotidiano de escolas da Educação Básica na cidade de São Paulo, nas quais ocorreu a experiência de implantação do Currículo de Letramento Digital mediado pelo uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação como instrumento mediador dos processos de ensino e aprendizado. A pesquisa foi desenvolvida tendo como objetivo analisar experiências interdisciplinares vividas pela investigadora e interpretar os significados do ensinar e aprender no processo de Letramento Digital articulando as interpretações à base teórico conceitual delimitada. Os fundamentos teóricos foram definidos tendo como destaque obras de autores como Paulo Freire, Ivani Catarina Arantes Fazenda e Seymour Papert. A Interdisciplinaridade destaca-se nesse processo pelo seu caráter inovador e favorecedor do desenvolvimento de atitudes de ousadia frente ao conhecimento, de modo a envolver estudantes e educadores no protagonismo da sua própria história, como sujeitos responsáveis pela humanização e transformação por meio da educação. Ressaltam-se também como resultados das análises a percepção da importância das conexões estabelecidas no percurso das atividades acadêmicas e profissionais as quais viabilizaram a compreensão de como os seres humanos se relacionam, a necessidade do autoconhecimento, a reflexão sobre a prática e a importância do amor como referência para vida, em um mundo cada vez mais conectado na informação e desconectado das pessoas,


Abstract: Technology advances in all sectors of contemporary society, linked to economics, politics, health, culture and education. We live in a time of global action of both local and regional impacts, a scenario in which the advent of the internet becomes easily accessible to all people, transforming their way of living, learning and teaching. This dissertation incorporates a research based on the methodology of life history and the interdisciplinary perspective that enables the sharing of practices that facilitate the elaboration of a digital literacy curriculum. The research was carried out in the daily life of Basic Education schools in the city of São Paulo, where the experience of implementing the Digital Literacy Curriculum mediated by the use of New Technologies of Information and Communication as mediating instrument of teaching and learning processes occurred. The research was developed with the objective of analyzing interdisciplinary experiences lived by the researcher and interpreting the meanings of teaching and learning in the process of Digital Literacy articulating the interpretations to the delimited conceptual theoretical base. The theoretical foundations were set with emphasis on works by authors such as Paulo Freire, Ivani Catarina Arantes Fazenda and Seymour Papert. Interdisciplinarity stands out in this process for its innovative nature and conducive to the development of daring attitudes towards knowledge, in order to involve students and educators in the protagonism of their own history as subjects responsible for humanization and transformation through education. Also noteworthy are the results of the analysis of the perception of the importance of the connections established in the course of academic and professional activities which enabled the understanding of how humans relate, the need for self-knowledge, reflection on the practice and the importance of love as a reference for life, in a world increasingly connected in information and disconnected from people


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019-04-26

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