Proposta de um repositório digital para compartilhamento de projetos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sistemas de Informação e Comunicação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Mestrado em Tecnologia
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Leal, Valéria Cristina Gomes
Orientador: Marcos Augusto Francisco Borges
Assunto: Bibliotecas digitais,Pensamento computacional,Aprendizagem,Digital libraries,Computational thinking,Learning
Resumo: Resumo: Preparar as pessoas para um mundo que está mudando muito rápido é um desafio. Nessa realidade, as pessoas devem aprender a conceber soluções inovadoras para os problemas e ter a capacidade de pensar e agir de forma criativa. Novas abordagens de ensino estão surgindo para preparar as pessoas para esses novos desafios, incluindo o Pensamento Computacional. Diversas iniciativas de difundir o Pensamento Computacional e incorporar seus conceitos nos currículos escolares vêm sendo propostas e discutidas. Projetos e Objetos Educacionais com este intuito estão sendo desenvolvidos. A difusão dessas iniciativas pode orientar e incentivar outros professores e pesquisadores a trabalhar com o desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional. Este trabalho buscou contribuir com essa difusão, pesquisando quais são as características para a construção de um repositório capaz de armazenar e difundir esses projetos de forma efetiva. Com as informações oriundas da pesquisa foi desenvolvido um protótipo do repositório. O protótipo foi analisado por um grupo de professores e profissionais da área de educação, alinhados com a visão da difusão do Pensamento Computacional, o protótipo foi melhorado com base nessa análise e uma nova versão está em uso por uma comunidade de profissionais com interesse nessa temática
Abstract: Abstract: Preparing people for a world that is changing very fast is a challenge. In this reality, people must learn to design innovative solutions to problems and have the ability to think and act creatively. New approaches to teaching are emerging to prepare people for these new challenges, including Computational Thinking. Several initiatives to disseminate Computational Thinking and to incorporate their concepts in school curricula have been proposed and discussed. Projects and Educational Objects for this purpose are being developed. The dissemination of these initiatives can guide and encourage other teachers and researchers to work with the development of Computational Thinking skills. This work sought to contribute to this diffusion, researching what are the characteristics for the construction of a repository capable of storing and diffusing these projects in an effective way. With the information from the research, a prototype of the repository was developed. The prototype was analyzed by a group of teachers and professionals in the area of education, aligned with the view of the diffusion of Computational Thinking, the prototype was improved based on this analysis and a new version is in use by a community of professionals with an interest in this subject
Referência: LEAL, Valéria Cristina Gomes. Proposta de um repositório digital para compartilhamento de projetos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional. 2019. 1 recurso online (171 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334514. Acesso em: 30 jul. 2019.
Tags: