Educação a distância : limites e possibilidades do curso mídias na educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Ano: 2009
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Leal, Lea Fernandes Viana
Orientador: Bógus, Lucia Maria Machado
Assunto: Educacao a distancia,Ensino a distancia,Politicas publicas,Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,Distance education
Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma análise sobre os limites e as possibilidades do curso mídias na educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Para tanto, realizou-se um estudo de caso aplicado ao curso oferecido para os professores das Redes Estaduais e Municipais. Neste estudo utilizou-se a plataforma e-ProInfo do Programa de Aprendizagem Colaborativa MEC/SEED. O principio metodológico que norteia as ações deste estudo considerou a aplicação de questionários, entrevistas, relatórios e dados do e-Proinfo para avaliar o perfil, investigar os limites e diagnosticar a percepção dos professores e coordenadores. Finalmente, baseado nos resultados apresentados nesta pesquisa observou-se que o desenvolvimento de um curso a distância no contexto da UESB necessita de uma série de mudanças políticas - pedagógicas e ação coordenada dos gestores. Ainda verificou-se a predominância dos limites impostos pelas condições econômicas dos sujeitos participantes do curso. Finalmente, as principais limitações verificadas foram devido à inadequada estrutura de tecnologia da informação, os equipamentos desatualizados, os problemas de gerenciamento e acompanhamento dos estudantes e a falta de habilidade dos estudantes com a plataforma, o que justifica as elevadas taxas de evasão/desistência. Entretanto, apesar dos limites impostos, verificou-se um elevado índice de satisfação dos concluintes o que justifica a continuidade e as enormes possibilidades de desenvolvimento deste programa na UESB,
Abstract: One presents in this paper an analysis on the limits and possibilities of the course Media in Education of the State University of Southwestern Bahia UESB. Thus, one carried out a case study applied to the course offered to teachers from the State and Municipal Networks. This study used the platform e-ProInfo of the Collaborative Learning Program by MEC/SEED. The methodological principle which orientates the actions of this study considered the application of questionnaires, interviews, reports and e-ProInfo data to evaluate the profile, investigate the limits and diagnose the perception of teachers and coordinators. Finally, based on the results presented in this research, it was observed that the development of a distance course in the context of UESB requires a number of political and pedagogical changes and coordinated action by managers. One also noticed the predominance of the limits imposed by the economic conditions of those taking part in the course. Finally, the main observed limitations were due to the inadequate information technology structure, outdated equipments, the problems of managing and monitoring students and their lack of ability with the platform, which justifies the high dropout/giving up rates. However, despite the limits imposed, there was a high level of satisfaction by graduates, which justifies the continuity and the great possibilities of developing this program at UESB
Referência: Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-05-15
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