Planejamento de aula e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação : percepção de docentes do Ensino Médio



Trabalho

Ano: 2012

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Arruda, Heloisa Paes de Barros

Orientador: Almeida, Fernando José de


Assunto: Tecnologias da Informacao e Comunicacao,Planejamento de aula,Ensino e aprendizagem,Ensino Medio,Curriculo,Information and Communication Technology,Class planning,Teaching and learning,Secondary education,Curriculum


Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo verificar a adequação e a eficiência do planejamento de aula desenvolvido pelos professores para o uso efetivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, e evidenciar indicadores de características do planejamento de aula que fomentem o uso de TIC integrado às situações de aprendizagem. No procedimento metodológico, optou-se pelo tipo de pesquisa de estudos de casos, em que participam sete docentes do Ensino Médio pertencentes a três escolas diferentes da rede pública do Estado de São Paulo. Utilizam-se como instrumentos de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, e, para interpretação dos dados, a análise de conteúdos. Constatou-se uma incipiente literatura sobre o tema Planejamento de Aula e o Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. O referencial teórico sobre planejamento de aula está baseado em José Fusari, Henri Wallon, José Libâneo, Celso Vasconcellos, Sacristán e Gómez, já o embasamento sobre Tecnologias da Informação e Comunicação opta por autores como Álvaro Vieira Pinto, Fernando José de Almeida, Maria Elizabeth Almeida, Maria da G. Silva, Fernando Costa, entre outros. Assim, a presente tese prova a importância de reconhecer, elaborar com empenho, implementar e acompanhar o planejamento de aula e o plano, seu documento, como elementos fundadores da mobilização docente para a incorporação das TICs na sua prática pedagógica e, por consequência, atingir a constante melhoria na qualidade da educação dos alunos. Verifica-se um processo de planejamento de aula inadequado e ineficiente, por diversas variáveis (inadequadas condições de trabalho, falta de tempo, baixa remuneração, baixa frequência no feedback da coordenação, carência de infraestrutura), e ainda sem registros por escrito como planos de aula, pois apenas são registrados em pensamentos não documentados e informais. Constatam-se utilizações das TICs ainda elementares, não integradas e vagas, como suporte nas aulas. A pesquisa evidencia que as etapas do processo de planejamento de aula, rigoroso, crítico e criterioso, assim como a escrita do plano, misturam-se em um todo sincrético para os docentes, sem distinção, inclusive, da execução do plano durante a aula. Conclui-se, assim, que o ato curricular do planejamento das aulas, quando elaborado de maneira inadequada, sem registros sistemáticos, de modo sincrético e sem replanejamentos, mostrando-se ineficiente, obscurece o sentido do uso das TICs e não estimula o seu uso integrado e consistente para as situações de ensino e aprendizagem,


Abstract: This study has as its objective to gauge the adequacy and efficiency of class planning done by teachers for the effective use of Information and Communication Technology (ICT) in the classroom, and to present indicators of class planning characteristics that encourage the use of information and communication technology in integration with learning situations. In terms of methodological procedures, the case study type of research was chosen, with the participation of seven high school teachers from three different public schools in the state of São Paulo. Semi-structured interviews were chosen as the data-gathering tool, and content analysis was employed for interpreting the data. It was noted that there is a nascent body of literature on the topic of Class Planning and the Use of Information and Communication Technology. The theoretical references on class planning are based on José Fusari, Henri Wallon, José Libâneo, Celso Vasconcellos, Sacristán and Gómez, while those for Information and Communication Technology draw from authors such as Álvaro Vieira Pinto, Fernando J. de Almeida, Maria Elizabeth Almeida, Maria da G. Silva, and Fernando Costa, among others. Thus, this thesis proves the importance of recognizing, diligently preparing, implementing, and monitoring class planning, and the plan, i.e., the respective document, as fundamental elements in mobilizing teachers towards incorporating ICT into their pedagogical routine and, consequently, achieving ongoing improvement in the quality of student education. It was noted that the class planning process is inadequate and inefficient, owing to a number of variables (inadequate working conditions, lack of time, low pay, infrequent feedback from coordinators, lack of infrastructure), and still without a written record of class plans, since they are registered only in undocumented and informal thought form. We noted rather primitive, non-integrated, and unfocused use of ICT as a support in classes. The study shows that the steps in a rigorous, discerning, and careful class planning process, as well as a written plan, combine into a syncretic whole, regardless of whether the plan is or is not followed during the class. Thus we conclude that the curricular act of class planning, when performed inadequately, without systematic recording, syncretically and without replanning, is inefficient, obscures the sense behind the use of ICTs, and fails in encouraging their integrated and consistent use in teaching and learning situations


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012-12-14

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