Arquivos online : práticas de memória, de ensino de história e de educação das sensibilidades



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Koyama, Adriana Carvalho

Orientador: Maria Carolina Bovério Galzerani


Assunto: Arquivos,Educacao patrimonial,Memoria,Historia - Estudo e ensino,Educacao das sensibilidades,Tecnologia da informacao e comunicacao,Archives,Heritage education,Memory,History teaching,Education of sensibilities,Information and communication technology


Resumo: Resumo: Esse trabalho propõe-se a estudar os sites de arquivos públicos, em seus diálogos com práticas de memória, de ensino de História e de educação das sensibilidades na contemporaneidade. Para tal, elege como fontes os próprios sites de arquivos, bem como a literatura recente produzida por arquivistas e pesquisadores de ensino de História, referente às relações entre arquivos e educação. Esses dois conjuntos de fontes, ao serem entrecruzados, fazem emergir um uma rede de discursos e práticas que se articulam, internacionalmente, como tendências prevalecentes, na literatura e nas práticas recentes dessa área em que se configuram as aproximações entre arquivos e educação. O referencial bibliográfico, no trabalho de articular a multidisciplinaridade dos campos estudados às possibilidades de diálogo dos autores em seus enfoques teóricos e metodológicos, foi eleito tendo em vista entrecruzar os diferentes autores das áreas da arquivística, da história cultural e da educação, em algumas de suas aproximações e confrontos, a partir de questões elaboradas nos sucessivos diálogos com as fontes. As relações entre arquivos e educação são pensadas a partir da ótica da educação patrimonial, do ensino de História, da produção de conhecimentos históricos educacionais e da educação das sensibilidades. Nesses movimentos reflexivos, o trabalho revê alguns pressupostos das tendências prevalecentes na literatura e práticas das ações educativas nos arquivos online, localizando esses projetos no tempo e no espaço. Como horizonte, propõe-se a ampliar as possibilidades de experiências de educação em arquivos que estimulem leituras plurais e inventivas de seus registros, na relação com suas reproduções digitais, cujos conjuntos vêm sendo publicados nos sites de arquivos públicos e divulgados nas mídias contemporâneas.


Abstract: Abstract: This thesis aims to study public archives websites, in their dialogues with memory practices, History teaching and education of sensibilities. To do so, it has elected these websites as sources for research, as well as recent literature produced by archivists and History teaching researchers on the subject of relationships between archives and education. These two sets of sources pointed to a network of discourses and practices internationally articulated, as recent prevailing trends in literature and practices on the interactions between archives and education. The bibliographic references were elected to articulate archivistics, cultural history and education fields, in some of its approaches and confrontations, based on questions raised by the sources. As a result, the relationships between education and archives are viewed through the optics of heritage education, History teaching, educative research on historical themes, and also as contemporary forms of education of sensibilities. In these movements, the thesis reviews some assumptions of prevailing trends in literature and recent practices of educational activities on archives websites, their methodological perspectives and historical trends. As horizon, it aims to enlarge the technological and educatives possibilities of experiences on archives that stimulate inventive readings of records, through their digital reproductions, whose collections have been published on the websites of public archives and spread in contemporary media.,\$aEducação, Conhecimento, Linguagem e Arte,\$aDoutora em Educação


Referência: KOYAMA, Adriana Carvalho. Arquivos online:: práticas de memória, de ensino de história e de educação das sensibilidades. 2013. 404 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: