Por novas relações imagem-texto para o livro didático digital : reflexões e potencialidades



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino de Ciências e Matematica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Kagi, Karin Rumiko

Orientador: Samuel Rocha de Oliveira


Assunto: Livros didaticos,Tecnologia,Ensino visual,Aprendizagem,Cognicao,Textbooks,Technology,Visual education,Learning,Cognition


Resumo: Resumo: Com a introdução do livro didático digital no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015), ainda que se considerem as limitações iniciais no formato proposto, o acréscimo de Objetos Educacionais Digitais junto ao texto possibilita levantar discussões sobre sua aplicação. No novo suporte, o livro didático vem de encontro a um leitor/usuário em transição, cujo olhar sobre o mundo foi, aos poucos, desconectando-se da exigência de um referencial real, modificando suas relações com as representações e com os objetos por elas representados. Neste contexto, este trabalho procura, pela perspectiva de uma designer, um caminho de compreensão sobre que novas relações podem se estabelecer entre texto e imagens que constituem o livro didático digital com as potencialidades interativas. Para tanto, a partir da Teoria de Dupla Codificação, inicialmente busco investigar a corrente aplicação de imagens em livros impressos para o ensino de Matemática, observando como estas vêm sendo trabalhados em conjunto com os textos didáticos. Nos livros analisados, cada imagem é classificada (como decorativa, representacional, organizacional, explicativa ou transformacional) e relacionada ao tipo de imagem e seção em que é aplicada, possibilitando tomar comparativamente seu uso editorial, com exemplos descritivos das relações verbo-visuais inscritas em sua produção. O levantamento destaca maior utilização de imagens representacionais e organizacionais nos livros didáticos, em grande parte relacionadas à representação de objetos ou conceitos matemáticos, e um pequeno número de imagens explicativas. Conhecendo a forma como estas imagens são empregadas para articulação do conhecimento na produção atual, busca-se apreender implicações da mudança de suporte e de linguagem para discutir potencialidades dos recursos digitais como tecnologia de informação. Assim, as características do hipertexto, do ambiente digital e da estética do meio, além de mudanças no perfil do leitor, possibilitam observar mecanismos para novas relações entre imagem e texto no meio digital. A apresentação das possibilidades do uso de um software específico para o ensino de Matemática, por meio de depoimentos e entrevistas com professores usuários, e a discussão de outras transformações decorrentes da relação com o digital, como as modificações das noções de autoria e autoridade que envolvem livro didático, conhecimento, professores e estudantes, demonstram esses novos modos de relação com o conhecimento


Abstract: 'Abstract: With the introduction of digital textbooks in the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015), even taking into account the initial proposals¿ limitations, the inclusion of Digital Educational Objects on par with the text brings up discussions about their applications. Within the new support, the textbook goes along with a reader / user in transition, whose world view was gradually disconnected from the need of a "real" reference, changing its relationship with the representations and the objects which are represented. In this context, this work looks for, from the perspective of a graphic designer, a way of understanding which new relationships can be established between the text and the images that make up the digital textbook with interactive capabilities. Therefore, starting with the Dual Coding Theory, initially the current application of images in mathematics¿ printed textbooks is investigated, verifying how the images are being applied in conjunction with the didactic texts. In the analyzed books, each image is classified (as decorational, representational, organizational, interpretational or transformational) and related to the type of image and section which it is applied, enabling the comparation of its editorial use, with descritives examples of the verbous-visual relationship inscribed in its production. The survey shows a greater amount of utilization of representational and organizational images in the textbooks, in its majority related to the representation of mathematical concepts or objects, and a smaller amount of explicative images. After exploring how these images are used for the knowledge¿s articulation in the current production, we seek to grasp the implications of the change of support and language to discuss the potential of digital resources as an information technology. Thus, the characteristics of the hypertext, of the digital environment and of the aesthetics of the environment, as well as changes in the reader¿s profile, enable us to observe mechanisms of new relationships between image and text in digital media. The presentation of the possibilities of using a specific software for teaching mathematics, through testimonials and interviews with teachers who are also users, and the discussion of other changes arising from the relationship with the digital information, such as changes in notions of authorship and authority involving textbook, knowledge, teachers and students, demonstrate these new ways of relating to knowledge,\$aEnsino de Ciencias e Matematica,\$aMestra em Ensino de Ciências e Matemática'


Referência: KAGI, Karin Rumiko. Por novas relações imagem-texto para o livro didático digital: reflexões e potencialidades. 2015. 1 recurso online ( 141 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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