Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado profissional

Disciplina: Educação Escolar

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação Escolar

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Jiupato, Carlos Eduardo

Orientador: Claudia Amoroso Bortolato


Assunto: Ensino hibrido,Blended learning


Resumo: Resumo: Envolvido com uma realidade escolar pautada no paradigma do modelo tradicional de ensino, onde do aluno se espera uma posição passiva de recebedor de conteúdos e informações e do professor a aplicação de apostilas e transmissão de conteúdos que devem ser reproduzidos nas provas, este trabalho teve como objetivo discutir um modelo de ensino que mantém da escola aquilo que ainda acreditamos e ao mesmo tempo acrescenta algumas práticas inovadoras, geralmente com o uso da tecnologia. Apresentamos algumas experiências de Ensino Híbrido em uma escola pública, na disciplina de Ciências e considerações do professor/pesquisador sobre um ciclo reflexivo de quatro etapas: descrever, informar, confrontar e reconstruir. A reflexão foi feita com base nas atividades desenvolvidas, nos relatos e autoavaliação dos estudantes. Este trabalho buscou, portanto, contribuir para aprofundar os estudos dessa modalidade de ensino, na educação básica, além de colaborar com a construção de conhecimentos na educação e no desenvolvimento profissional dos professores. A partir da análise do relato dos estudantes, em relação aos modelos de Ensino Híbrido desenvolvidos, foi possível perceber uma predileção pelo modelo de Rotação por estações em relação à Sala de aula invertida. Este modelo apresenta mais elementos motivadores de acordo com a Teoria motivacional da autodeterminação: percepção de competência, autonomia e estabelecimento de vínculos sociais. Sugerimos, por fim, estudos futuros de correlação entre a motivação dos estudantes e as tarefas organizadas no modelo de Ensino Híbrido, além de um estudo longitudinal para avaliar a capacidade de manutenção da motivação


Abstract: Abstract: In a typical school environment where the day to day learning process tangibility is ruled by the paradigm of the traditional way of teaching where the student is in the role of a passive receptor of contents and information, and the teacher is merely a pre-established books content transmitter (reproduced on the exam procedures), this work had the objective to discuss a new teaching model keeping the good part of the traditional processes in place but at the same time adding some innovative practices technology wise. We present some experiences taken from a public school based on what we called a Hybrid Teaching system on science related disciplines which takes in consideration the teachers comments according to a four-step reflexive cycle based on description, information, confrontation and reconstitution. The reflexive process was made based on the developed activities, reports and students self evaluations. This work sought to contribute on the studies deepening on basic education and to collaborate with the construction of education knowledge and the professional development of teachers. From the analysis of student¿s reports regarding the developed Blended Learning models, it was possible to observe a predilection for the Station Rotation Model rather than the flipped classroom system as the first presents more innovative elements according to the Motivation Theory of auto determination: competence perception, self-determination and established links between students and teachers. Finally, we suggest future correlation studies between student¿s motivation and organized tasks within the Blended learning model, and a longitudinal study to evaluate the motivation sustainability,\$aMestrado,\$aEducação Escolar,\$aMestre em Educação Escolar


Referência: JIUPATO, Carlos Eduardo. Práticas de ensino híbrido na disciplina de ciências no Ensino Fundamental Ciclo II . 2020. 1 recurso online ( 124 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

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