Planejamento e Gestão da Formação Contínua do Projeto UCA : experiências vivenciadas no Tocantins
Ano: 2015
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Jesus, Valdirene Gomes dos Santos de
Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de
Assunto: Tecnologias Digitais de Informacao e Comunicacao,TDIC,Formacao continua em rede,Web curriculo da formacao,Inovacao no curriculo da formacao,Planejamento e gestao do Projeto UCA,Information and Communication Digital Technology,ICDT Continued education on networks,Formative web curriculum,Innovation in the formative curriculum,Planning and Management of the UCA Project
Resumo: A presente pesquisa tem o propósito de analisar a constituição das dinâmicas de planejamento e de gestão da formação contínua no Projeto UCA Tocantins (ocorrido de 2010 a 2013) com uso das TDIC. A abordagem da análise é qualitativa e se deu a partir da pesquisa documental, tendo como dados coletados as atas de reuniões presenciais e a distância, pautas de reuniões de trabalho e de encontros de formação, planificações, relatórios elaborados pelos participantes do Projeto e de pesquisas CNPq, produção científica elaborada a partir de dados e projetos desenvolvidos durante a formação e registros do ambiente virtual. Os documentos da formação foram organizados e agrupados em três eixos: 1º eixo - documentos oficiais, 2º eixo - documentos gerados no processo de formação, 3º eixo - registro dos formadores no processo de formação e na sua atuação na escola. A partir da análise foi possível identificar que o processo de formação ocorreu de forma dialógica, colaborativa e cooperativa, com o compartilhamento das produções, a reflexão e a depuração das ideias, a busca coletiva das soluções, o consenso, o repensar constante das ações, viabilizadas pelo uso das tecnologias digitais, possibilitou a circularidade das informações, da comunicação e das decisões coletivas entre os membros da rede. Esse movimento se constituiu de forma circular e ascendente potencializada pelo planejamento e a gestão da formação representado pela Espiral do Planejamento e da Gestão da Formação Contínua do Projeto UCA Tocantins e se realiza a partir de um processo em espiral ascendente, onde há um crescimento individual e também coletivo dos participantes representado a partir da Espiral da Equipe de Formação em Rede do Projeto UCA Tocantins, sinalizando um processo de inovação a ser considerado para cursos de formação de professores com o uso das TDIC. A compreensão desses processos pode contribuir para que as ações de formação de educadores que têm as tecnologias digitais como estruturante para a sua realização potencializem a construção coletiva do conhecimento, a formação em rede, a permanência e o sucesso dos participantes bem como, promovam a integração das tecnologias ao currículo rumo à constituição de um Web currículo da formação,
Abstract: The present research aims to analyze how the planning and management dynamics was established in the continued formative process of the UCA Project Tocantins (from 2010 through 2013) using ICDT. The approach used for the analysis is qualitative and drew from the documentary research, which was based on data collected from minutes of both on-site and online meetings, agendas of work meetings and formative encounters, plannings, reports produced by the participants of the project and of CNPq (Brazil) researches, scientific production using data and projects developed during the formative process, and logs of the virtual environment. The formative documents were organized and grouped in three axes: the first included the official documents, the second had documents generated in the formative process, and the third viewed the developers logs both during the process and in their classroom practice. The analysis allowed us to learn that the formative process happened in a dialogic, collaborative and cooperative manner, with the sharing of productions, reflection and reviewing of ideas, the collective search for solutions, the consensus, and the constant rethinking of actions enabled by the use of digital technology for data circulation, communication and collective decisions among the network members. This movement was shaped in a circular and ascending manner which was potentialized by the planning and management of the formative process as represented by the Projects Spiral. This process is represented by an ascending spiral movement, in which both individual and collective growth are developed by the participants. Such process is represented by the Spiral of the Formative Team in the Network of the UCA Project Tocantins, suggesting an innovation process to be considered for teacher development courses using ICDT. By understanding these processes, we can contribute for actions in teacher development courses - which use digital technologies as a basis - to potentialize the collective construction of knowledge, the development in networks, the participants continuity and success, and also to promote technology integration with the curriculum heading towards the constitution of a formative web curriculum
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-09-30
Tags: