Elaboração de banco de dados para desenvolvimento de aplicativo móvel direcionado ao aprendizado de dermatologia
Ano: 2019
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Qualificação dos Processos Assistenciais
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Mestrado em Ciências
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Ilha, Carolina Sangoi de Oliveira
Orientador: Andrea Fernandes Eloy da Costa França
Assunto: Dermatologia,Aplicativos moveis,Educacao medica,Pele - Doencas,Dermatology,Mobile applications,Medical education,Skin diseases
Resumo: Resumo: Grande parcela das queixas dermatológicas é avaliada e conduzida por médicos generalistas ou de outras especialidades. Para auxiliar o exercício médico, é importante que o aluno de graduação em Medicina vença os obstáculos dos curtos estágios desta especialidade e possua mecanismos de reexposição, avaliação e feedback. O objetivo desse trabalho é desenvolver um banco de dados que facilite esta forma de interação dos alunos com o conteúdo de dermatologia. Para tanto, foram realizadas quatro etapas distintas: definição de temas a serem abordados, criação de glossário de lesões elementares, confecção de casos clínicos hipotéticos e questões múltipla-escolha para avaliação do conteúdo e feedback, e, por fim, validação do conteúdo desenvolvido. A primeira etapa envolveu a análise dermatoses contempladas em 88 artigos de periódicos indexados em bases de dados internacionais e no conteúdo programático/bibliografia da disciplina de dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, seguida da seleção, a partir dos critérios de magnitude, gravidade, transcendência e vulnerabilidade, de 79 doenças. O glossário de lesões elementares, desenvolvido na etapa 2, foi dividido entre lesões primárias e secundárias, com descrição e ilustração por imagens correspondentes. Na etapa 3 foram confeccionados casos clínicos e respectivas questões de múltipla-escolha de psoríase, pitiríase rósea e dermatite seborreica. Por fim, a validação foi feita por meio de pareceres de três juízes envolvidos com educação médica em Dermatologia, considerando-se o Índice de Validade de Conteúdo para cada item isoladamente e para o instrumento como um todo, a partir dos critérios de adequação conceitual, pertinência e clareza. A extensão do procedimento desenvolvido para as demais dermatoses selecionadas permitirá a elaboração de um banco de dados representativo dos assuntos dermatológicos mais relevantes ao dia-a-dia do médico generalista. A criação de ferramentas de facilitem o acesso a esse banco de dados, como por exemplo, aplicativos móveis para celulares, podem viabilizar o fácil acesso ao conteúdo desenvolvido
Abstract: Abstract: A large proportion of dermatological complaints are evaluated and conducted by general practitioners or other specialties. To assist medical practice, it is important that the medical student overcome the obstacles of short-term internship of this specialty and have re-exposure, evaluation and feedback mechanisms. The objective of this work is to develop a database that facilitates this form of interaction of students with the content of dermatology. For that, four distinct stages were carried out: definition of topics, creation of a glossary of elementary lesions, confection of hypothetical clinical cases and multiple-choice questions for content evaluation and feedback, and, finally, validation of the developed content. The first step involved the analysis of dermatoses covered in 88 articles from periodicals indexed in international databases and in the programmatic content / bibliography of the dermatology discipline of the Faculty of Medical Sciences of the University of Campinas, followed by selection, based on the criteria of magnitude , severity, transcendence and vulnerability of 79 diseases. The glossary of elemental lesions, developed in stage 2, was divided between primary and secondary lesions, with description and illustration by corresponding images. In step 3, clinical cases and respective multiple-choice issues of psoriasis, pityriasis rosea and seborrheic dermatitis were made. Finally, the validation was done through the opinions of three judges involved with medical education in Dermatology, considering the Content Validity Index for each item in isolation and for the instrument as a whole, based on the criteria of conceptual adequacy, relevance and clarity. The extension of the procedure developed for the other dermatoses selected will allow the elaboration of a data bank representative of the dermatological subjects most relevant to the day-to-day routine of the general practitioner. The creation of tools to facilitate access to this database, such as mobile applications, can enable easy access to the content developed
Referência: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1127294,ILHA, Carolina Sangoi de Oliveira. Elaboração de banco de dados para desenvolvimento de aplicativo móvel direcionado ao aprendizado de dermatologia. 2019. 1 recurso online (105 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/340262. Acesso em: 16 Dec. 2020.
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