Concepções do designer educacional sobre a aprendizagem para o desenvolvimento de recursos multimídia
Ano: 2011
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Araújo, Pedrina Rosa
Orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado
Assunto: Aprendizagem,Designer educacional,Recursos educacionais,Multimidia,Learning,Educational designer,Multimedia,Educational resources
Resumo: A presente dissertação apresenta um estudo sobre a aprendizagem humana, em especial sobre sua nova cultura, que se utiliza cada dia mais de estratégias tecnológicas como facilitadoras em ambientes online. O objetivo desta pesquisa foi delimitado em qual o papel do designer educacional para a aprendizagem dos alunos de cursos a distância online, na qual foi investigado que conhecimentos esses profissionais possuem sobre aprendizagem para elaborar recursos educacionais multimídia que contribuam com a aprendizagem nesses ambientes. A pesquisa qualitativa se desenvolveu por meio de estudo de campo se utilizando de entrevistas como estratégia para coleta de dados com os designers educacionais selecionados. Isso possibilitou que emergisse dos discursos seus conceitos, práticas e percepções sobre seus afazeres profissionais. Os estudos desenvolvidos sob as concepções biológicas e culturais da aprendizagem, as concepções da aprendizagem multimídia e da carga cognitiva revelaram que esses profissionais possuem conhecimentos diversos sobre a aprendizagem, principalmente no campo da multimídia. Entretanto, foi possível constatar que esses conhecimentos são, em sua maioria, de natureza empírica, resultantes de suas observações e experiências adquiridas no dia a dia da profissão, o que confirmou a premissa proposta nesta pesquisa. Como um processo complexo e que envolve aspectos de naturezas diversas, a aprendizagem é inerente à própria história da humanidade e, por isso, independentemente do meio a que se propõe, ela deverá sempre estar no foco de todos os profissionais envolvidos no desenho das estratégias educacionais, entre eles, o designer educacional,
Abstract: This dissertation presents a study about human learning, especially about its new culture, which is used increasingly as a facilitator of technological strategies in online spaces. The aim of this research was limited in the role of educational designer for the learning of students from distance education online courses which was investigated that knowledge these professionals have about learning to develop multimedia educational resources whose intentionality is to help to learning in these spaces. The qualitative research was developed through field study where some interviews were made with selected educational designers as strategy to collect datas. These interviews allowed to emerge from their speeches their conceptions, practices and perceptions about their professional tasks. The studies developed based on the biological and cultural conceptions of learning, conceptions of multimedia learning and cognitive load revealed that these professionals have diverse knowledge about learning, especially in the field of multimedia. However, it was possible to notice that these knowledge are mostly empirical, resulting from their observations and experiences in daily life of their profession which confirmed the premise proposed in this research. As a complex process which involves aspects of diverse natures, the learning is inherent from owner history of mankind, and therefore, it independent on the way that the learning happens, it should always be in focus from all the professionals who involved in the design of educational strategies, among them, the educational designer
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-07-07
Tags: