Mídias call-free e interatividade : potencial interativo no sistema EaD/UNITINS
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Gonçalves, Lina Maria
Orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Assunto: Interatividade professor-aluno,Potencial interativo,Sistema EaD/UNITINS,Fundacao Universidade Federal do Tocantins,Analise de interacao em educacao,Ensino a distancia,Professores e alunos,Professor-student interaction,Communication media,Interactive potential,System EaD/UNITINS
Resumo: A educação a distância pode se realizar pelo uso de diferentes mídias (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet, etc.), que possibilitem a interação entre as pessoas com finalidades educacionais. Baseia-se tanto na noção de distância física entre alunos e professores como na flexibilidade em relação aos conceitos de tempo espaço. No sistema EaD/UNITINS, os cursos de graduação são midiatizados por um conjunto de materiais desenhados para o estudo independente utilizando-se de textos, aulas televisionadas e mídia eletrônica. A instituição trabalha com o planejamento, preparação e disponibilização de materiais instrucionais aliados a serviços de apoio à aprendizagem, centrados nas mediações tutoriais e na interatividade mediada por tecnologias compatíveis às realidades dos discentes. Esta pesquisa teve como objetivo compreender o potencial interativo de duas mídias muito usadas, neste sistema, e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. Constituiu-se de pesquisa qualitativa na modalidade de estudo de caso sobre uma experiência, no sistema EaD UNITINS, de desenvolvimento da interatividade ou comunicação mediatizada por meio do sistema call-free, no curso de Pedagogia Telepresencial em Regime Especial e da ferramenta denominada interatividade uma das ferramentas interativas do ambiente virtual, utilizado no curso de Pedagogia EaD. A coleta de dados comportou uma amostra de duzentos (200) registros da interatividade por meio de uma e da outra mídia, na disciplina Estágio Supervisionado, dois questionários aplicados a uma amostra de cento e quarenta (140) alunos, sendo setenta (70) de cada curso, e entrevista a quatro docentes, que vivenciaram o uso das duas mídias, como orientadores de estágio, aliada à observação participante do trabalho docente. Os dados foram submetidos a uma análise temática de conteúdos a partir de quatro categorias emergidas da interconexão das percepções docente e discente: acesso à mídia, desenvolvimento da aprendizagem, comunicação mediatizada e potencial interativo. Os resultados demonstraram vantagens e desvantagens para as duas mídias, com uma aparente predominância do potencial interativo do sistema call-free. Constatou-se, sobretudo, uma grande interferência do componente humano para a significação de uso das mídias. A partir da interação face-a-face, realizada nas telessalas, os alunos ampliaram as possibilidades de uso das ferramentas para interagir com os docentes. Uma das formas mais difundidas foi o uso coletivo, em que grupos de alunos estudavam, debatiam e consolidavam dúvidas a serem encaminhadas e retomadas por um único componente. Isto fez com que o conteúdo da interatividade assumisse um caráter muito mais significativo e para além da mídia empregada. Por outro lado, os maiores problemas detectados relacionaram-se ao difícil acesso, por isso, nos moldes dessa pesquisa, conclui-se que a interatividade poderia ser potencializada pelas adequações ao atendimento do call-free e pela organização, no estado do Tocantins, de pólos regionais de apoio aos alunos, compostos por laboratórios de informática, biblioteca física e virtual, com tutores capacitados para orientar os alunos na otimização do uso dos recursos midiáticos,
Abstract: 'The distance education can carry by the use of different media (or electronic mail, radio, television, telephone, fax, computer, Internet, etc...) that possibility interaction between people with educational purposes. Both also based on the concept of physical distance between students-professors both and the flexibility in concepts of space time. Under the system EaD / UNITINS, courses for graduation are midiatizados by a set of materials designed for the independent study - using up of texts, teleclasses and electronic media. The institution works with the planning, preparation and provision of instructional materials allies to support services to learning, focusing on mediation tutorials and interactivity mediated by technology compatible to the realities of learners. This research aimed to understand the potential of interactive media two very used in this system, and their contributions to the learning of students. Is qualitative research in the form of case study of an experiment, the system EaD UNITINS, development of interactive media or communication through the system call-free, in the course of teaching in Telepresencial Special Scheme and the so-called "interactivity" one of the tools of interactive virtual environment, used in the course of teaching EaD. The data collection included a sample of two hundred (200) records of interactivity through one and the other media, in the discipline Stage Supervised, two questionnaires applied to a sample of hundred and forty (140) students, and seventy (70), each course, and interview the four professors, who experienced the use of the two mediums, such as guiding of probation, coupled with the participant observation of teaching work. The data were submitted to a thematic analysis of content from four categories emerged from the interconnection of perceptions and professor and student: access to the media, development of learning, communication media and interactive potential. The results demonstrated advantages and disadvantages to both mediums, with an apparent predominance of the interactive potential of the system call-free. It was, above all, a major component of human interference to the significance of use of the media. From the interaction face to face, held in telessalas, students expanded the possibilities for use of the tools to interact with the professors. One of the most widespread uses was the collective, in which groups of students studying, discussing and consolidate questions to be routed and taken over by a single component. This has made the contents of interactivity take a character far more significant and beyond the media employed. On the other hand, the major problems identified related to the difficult access, hence, along the lines of that research, concluded that the interactivity could be to power the adequacy of the call-free and call for the organization in the state of Tocantins, regional centers to support students, composed of laboratories, computing, physical and virtual library, with trained tutors to guide students to optimize the use of media'
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-06-09
Tags: