Design de interação em sistemas computacionais para apoio à aprendizagem ativa : uma abordagem sistêmica



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CNPq

Grau: Mestrado

Disciplina: Ciência da Computação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Computação

Programa: Mestrado em Ciência da Computação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Gonçalves, Fabrício Matheus

Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas


Assunto: Interacao humano-maquina,Semiotica organizacional,Aprendizado colaborativo,Desenvolvimento agil de software,Human-computer interaction,Organizational semiotics,Collaborative learning,Agile software development


Resumo: Resumo: Em contextos de aprendizagem formal, há uma diversidade de interesses e habilidades que precisam ter espaço na interação entre os envolvidos para a produção e o compartilhamento de conhecimento. Aprendizagem Ativa refere-se a um conjunto de estratégias por meio das quais a participação dos principais atores no ambiente educacional vai além do modelo unidirecional expositivo/receptivo do conhecimento, envolvendo atividades onde a discussão e colaboração com outros têm um papel relevante na reflexão e construção de significado. Sistemas computacionais para apoio a processos de aprendizagem não têm sido desenhados para a diversidade de competências e demandas presentes em tais ambientes. Nesta dissertação argumentamos que, se quisermos desenvolver soluções que façam sentido às partes interessadas e se adequem à complexidade que caracteriza cenários de Aprendizagem Ativa, precisamos incluí-las no ciclo de design. Neste trabalho adotamos uma perspectiva baseada na Semiótica Organizacional para análise de cenários de Aprendizado Ativo e propusemos uma visão sistêmica para o design da interação em tais ambientes, que inclui aspectos motivacionais. Resultados do trabalho incluem: um processo de design cíclico que denominamos *on the fly design*, e um sistema para autoria e revisão colaborativa de atividades de Aprendizagem Ativa. Tal processo foi experimentado na construção incremental do sistema que, por sua vez, foi experimentado em um contexto real de ensino superior. O sistema foi avaliado iterativamente, com base em *feedback* dos envolvidos em contexto situado, realimentando a caracterização do processo. O processo mostrou-se efetivo na construção de um sistema emergente para apoio à colaboração e participação dos envolvidos nos cenários de Aprendizagem Ativa experimentados


Abstract: 'Abstract: In formal learning contexts, there is a diversity of interests and skills than need to have space in the interaction between those involved in the production and sharing of knowledge. Active Learning refers to a set of strategies through which the participation of key actors in the educational environment goes beyond the unidirectional expository/receptive model of knowledge, involving activities where discussion and collaboration with others have an important role in reflection and construction of meaning. Computer systems that support the learning processes have not been designed for the diversity of skills and demands present in such environments. In this thesis we argue that if we want to develop solutions that make sense to stakeholders and suited to the complexity that characterizes Active Learning scenarios, we need to include them in the design cycle. In this paper we adopt a perspective based on Organizational Semiotics for analysis of Active Learning scenarios and propose a systemic vision for the interaction design in such environments, including motivational aspects. Work results include: a cyclical design process than we call "on the fly design", and a system for collaborative authoring and review of Active Learning activities. This process has been experimented on incremental construction of the system which, in turn, has been experimented in a real context of higher education. The system was evaluated iteratively, based on feedback from stakeholders in the situated context, feeding back the characterization of the process. The process was effective in building an emerging system for supporting the collaboration and participation of those involved in the experimented Active Learning scenarios,\$aCiência da Computação,\$a136239/2013-7,\$aCNPQ'


Referência: GONÇALVES, Fabrício Matheus. Design de interação em sistemas computacionais para apoio à aprendizagem ativa: uma abordagem sistêmica. 2016. 1 recurso online (88 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em:

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