Hipertextos multimodais : o percurso de apropriação de uma modalidade com fins pedagogicos
Ano: 2007
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem
Programa: Doutorado em Linguística
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Gomes, Luiz Fernando
Orientador: Denise Bertoli Braga
Assunto: Sistemas de hipertexto,Multimodalidade (Linguistica),Material didatico,Sistemas multimidia,Ensino a distancia
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de três versões de material didático elaboradas para o Curso de Formação de Professores para Educação a Distância da Uniso- Universidade de Sorocaba, Estado de São Paulo. Cada versão do material procurou incorporar as convicções deste pesquisador quanto às possibilidades de utilização do hipertexto para fins pedagógicos, levando em conta as circunstâncias institucionais que contextualizam a formação de professores para EaD. Elas também refletem o percurso de apropriação de novas modalidades discursivas deste pesquisador, que parte de uma primeira versão, produzida há três anos e meio, e que propõe a exploração de algumas características fundamentais do hipertexto, a saber: dialogismo, polifonia e intertextualidade. A aplicação do material junto aos alunos ¿ professores da instituição inscritos no curso de formação para EaD ¿ trouxe algumas reflexões que serviram de base para a produção de uma segunda proposta, esta mais bem elaborada, que explora as possibilidades pedagógicas do hipertexto e incorpora também a noção de co-autoria, através da possibilidade de inserção de textos pelos alunos, por meio de links. Os resultados deste segundo modelo, aliados às questões contextuais da oferta do curso de formação, e à disponibilidade tecnológica para a produção do material, inspiraram a terceira versão, que utiliza melhor o conceito de hipertexto e acrescenta a escrita multimodal e a produção multimídia. Esta versão possibilita a oferta do conteúdo não mais on-line, como as anteriores, mas através de CD-ROM distribuído aos participantes do curso. Os dados coletados através de entrevistas semi-estruturadas com os professores matriculados no curso permitiram confirmar alguns princípios apoiados pelas teorias, propor novas explicações, e identificar problemas a serem resolvidos em pesquisas futuras. A partir das experiências dos professores quanto ao uso da última versão do material foi possível extrair também algumas orientações que podem nortear a produção de material didático hipertextual multimodal. Uma das conclusões a que se chegou foi que à pesquisa e produção de materiais didáticos multimídia devem aliar-se projetos que auxiliem os alunos não apenas a ler hipertextos, mas também a desenvolver estratégias de estudo envolvendo hipertextos multimodais
Abstract: Abstract: This research presents an analysis of three versions of didactic material elaborated for the Distance Learning Teachers Development Course of Uniso-Universidade de Sorocaba in São Paulo state. Each version of the material attempted to incorporate the convictions of this researcher on the possibilities of using hypertexts with pedagogical purposes, taking into account the institutional circumstances which contextualize teachers¿ development for Distance Learning. They also reflect the route of appropriation of new discourse modalities of this researcher, who starts from a first version, produced three years and a half ago, and which proposes the exploration of some fundamental characteristics of the hypertext, such as: dialogism, polyphony and intertextuality. The application of this material to the students - some professors of the institution who had applied in the distance learning course - has brought some reflections which were used as a basis for producing a second proposal, this one more elaborated, which explores the pedagogical possibilities of the hypertext and also incorporates a notion of co-authorship, through the possibility of inserting texts produced by the students, using links. The results of this second model, joined by the contextual issues of the development course offering, and the technological availability for producing the material, inspired the third version, which makes a better use of the concept of hypertext, and includes the multimodal writing and multimedia production. This version makes it possible to offer the content not online anymore, as the former ones, but through a CD-Rom distributed to the course participants. The data collected in the semi-structured interviews with the teachers who were enrolled in the course permitted us to confirm some principles supported by the theories, propose new explanations, and identify problems to be solved in future researches. From the teachers¿ experiences with the use of the last version of the material it was possible to extract some orientations which may direct production of hypertextual and multimodal didactic material. One of the conclusions obtained was that the research and production of didactic materials must be joined projects which may help the students not only to read hypertexts, but also to develop studying strategies involving multimodal hypertexts
Referência: GOMES, Luiz Fernando. Hipertextos multimodais: o percurso de apropriação de uma modalidade com fins pedagogicos. 2007. 202p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: