Alternativas Metodológicas na Formação de Administradores : A contribuição do uso de softwares integrados de Gestão



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Gomes, Luís Carlos Ferreira

Orientador: Alonso, Myrtes


Assunto: formacao de administradores,desenvolvimento de competencias na formacao de administradores,praticas pedagogicas usando softwares de gestao,Sistemas de informacao gerencial,Administradores de empresas -- Treinamento,Administradores de empresas -- Descricao ocupacional,Manager training,Competence development in Manager Courses,Pedagogical practices using Management Software


Resumo: O objetivo central da tese consistiu em verificar as possibilidades e as vantagens da utilização de softwares de gestão no currículo de curso de graduação de Administração. Para tanto, foi desenvolvido um experimento, na forma de pesquisa-ação, na UEG Universidade Estadual de Goiás, na Unidade de Santa Helena de Goiás, no Curso de Administração em Agronegócios. Essa pesquisa utilizou um software de gestão integrada, denominado ERP Enterprise Resources Planning, na simulação das atividades operacionais reais de uma empresa, e analisou as contribuições que um software de gestão empresarial pode trazer, na formação de administradores, possibilitando a integração disciplinar e a relação teoria-prática A justificativa para a pesquisa encontra-se na necessidade de rever a concepção e a estrutura curricular desse curso frente às críticas apresentadas pelos autores e constatadas pelo pesquisador, no sentido de torná-lo mais coerente com as necessidades do mercado atual. O modelo de formação dos administradores, hoje utilizado, visto pelos próprios egressos dos cursos de Administração, pelas organizações empresariais e por instituições como o CFA - Conselho Federal de Administração, tem mostrado sinais de esgotamento e fragilidades que precisam ser superadas, em grande parte conseqüentes da concepção dos currículos praticados, centrados tradicionalmente em disciplinas isoladas, de conteúdo excessivamente teórico e sem relação com a prática, nas quais prevalece a cultura da memorização. Buscando superar essas dificuldades, a pesquisa analisou os resultados de um experimento desenvolvido uma metodologia com ênfase na resolução de problemas, valendo-se dos recursos da tecnologia bastante utilizados nas empresas e que permitem a aplicação de conceitos desenvolvidos nas diferentes disciplinas, de forma integrada e com significado para os alunos. O estudo revelou que a metodologia utilizada foi adequada para os propósitos estabelecidos na pesquisa e as manifestações dos alunos indicam sua plena aceitação, ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades. A pesquisa sugere mudanças no currículo e nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Administração, e formação continuada de seus docentes, visando a atualização pedagógica, atentando para o desenvolvimento de competências dos alunos antes que com o acúmulo de informações desarticuladas,


Abstract: The aim of this thesis is to observe the possibilities and advantages of the use of management software in the curriculum of an undergraduate Administration course. Having this objective in mind, an experiment was developed in the form of research-action at the UEG State University of Goiás at the Unit in Santa Helena in Goiás in the Agro-business management course. This work used integrated management software, called ERP Enterprise Resources Planning- to simulate real operational activities of a company and analyzed the way software of integrated management could contribute to training managers, facilitating disciplinary integration and the theory-practice relationship. This research arose from the need to review the concept and the curricular structure of this course regarding the presented critics by the responsible authors and stated by the researcher, with the purpose of meeting the needs of today s market. The present model of training managers in this course, seen by undergraduate students, company organizations and institutions such as the CFA - Federal Counsel of Management has shown signs of exhaustion and weaknesses that must be overcome, mainly due to the conceptions of practiced curriculums which are traditionally focused on isolated subjects, excessively theoretical content and without any relation to practice, where the culture of memorization is still present. In an attempt to overcome these difficulties, the present work analyzed the results of an experiment that developed a methodology emphasizing a problem solution, looking at the highly used resources of technology in companies which apply developed concepts to various subjects in an integrated way and which mean something for students. The work showed that the methodology was suitable for the established purpose in this study and the students manifestations indicate the broadening of knowledge, development of abilities and wide acceptance of the methodology used. The research suggests changes in the curriculum and in the educational projects of administration courses, as well as continuous education for lecturers of these courses. The aim is to develop students competence before too much inefficient information is accumulated


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-05-23

Tags: