Web metalaboratory = Meta-laboratório na Web
Ano: 2013
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Ciência da Computação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Computação
Programa: Mestrado em Ciência da Computação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Gomes, Alessandra da Silva
Orientador: André Santanchè
Assunto: Laboratorios na Web,Ambientes de laboratorios,Tecnologia educacional,Ensino a distancia,Web laboratories,Environmental laboratories,Educational technology,Distance education
Resumo: Resumo: Os dados científicos, serviços e ferramentas on-line disponíveis na Web oferecem oportunidades sem precedentes de conceber nos tipos de laboratório mixando recursos. Dados experimentais e coletados podem substanciar laboratórios assíncronos. Combinados com software apto a mashup é possível produzir laboratórios híbridos para confrontar, por exemplo, simulações sintéticas com observações. Este trabalho explora esta oportunidade no contexto da Educação através do nosso meta-laboratório, um ambiente de autoria para produzir laboratórios pela combinação de blocos de construção encapsulados em componentes. Introduzimos aqui os padrões de composição de laboratórios e os templates ativos para Web como mecanismos fundamentais para dar suporte à tarefa de autoria de laboratórios. Os laboratórios podem ser embutidos e mixados em documentos Web. Este trabalho mostra experimentos práticos da produção de laboratórios Web virtuais e híbridos
Abstract: Abstract: The amount of scientific data, services and on-line tools available on the Web offer an unprecedented opportunity to conceive new kinds of laboratories blending resources. Existing experimental and collected data can substantiate asynchronous laboratories. Combined with mashup enabled software, it is possible to produce hybrid laboratories to confront, for example, synthetic simulations with observations. This work addresses this opportunity in the Education context through our metalaboratory, an authoring environment to produce laboratories by combining building blocks encapsulated in components. We introduce here the lab composition patterns and the active Web templates as fundamental mechanisms to support a lab authoring task. These laboratories can be embedded and mashed-up in Web documents. This work shows practical experiments of producing Web virtual and hybrid laboratories,\$aCiência da Computação,\$aMestra em Ciência da Computação
Referência: GOMES, Alessandra da Silva. Web metalaboratory = Meta-laboratório na Web. 2013. 73 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: