O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Dissertação

Agência fin.: CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Linguistica

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Garcia, Bruna Leite

Orientador: Maria Irma Hadler Coudry


Assunto: Neurolinguistica,Afasia,Escrita,Leitura,Multimidia interativa,Neurolinguistics,Aphasia,Writing,Reading,Interactive multimedia


Resumo: Resumo: Esta pesquisa objetiva, a partir de um olhar orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisar o percurso de um jovem afásico na sua reconstituição como sujeito inserido nas práticas de leitura e escrita. Serão apresentados o episódio neurológico que o tornou afásico, sua passagem pelo Centro de Convivência de Afásicos do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (CCA/IEL/Unicamp) e, ainda, suas vivências cotidianas possibilitadas por recursos tecnológicos que facilitam (mesmo para aqueles que não são afásicos) as práticas de comunicação escrita. Merece atenção especial o uso que esse jovem faz de ferramentas virtuais para se reinserir nas práticas sociais mediadas pela leitura e pela escrita. Será possível analisar, também, como é importante a posição que o interlocutor assume no processo de reestruturação da fala e da escrita de uma pessoa afásica, de modo a permitir que a interação aconteça e se estabilize cada vez mais como um processo de retomada de práticas letradas uma vez adquiridas


Abstract: Abstract: This study aims (guided sources from theoretic - methodological assumptions of Discursive Neurolinguistics), to analyze the pathways of a young aphasic in his recovering as a person inserted in the practices of reading and writing. The neurological episode that made him aphasic, his journey through Aphasics Cohabitation Center (Centro de Convivência de Afásicos), in the Language Studies Center, at Campinas University. (CCA/IEL/Unicamp), and his everyday experiences made possible by technological resources that facilitate written communication practices. Particular attention is paid to the use that this young man makes of virtual tools to (re) insert himself in social practices mediated by reading and writing, in conjunction with the important position that the interlocutor assumes in the process of restructuring the language of an aphasic person, in order to allow the interaction to happen and to stabilize more and more, as a process of recovery of learned practices once acquired,\$aLinguistica,\$aMestra em Linguística,\$aCAPES


Referência: GARCIA, Bruna Leite. O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico. 2018. 1 recurso online (66 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.

Tags: