Material digital Start : o percurso de sua construção e a análise do seu uso em sala de aula
Ano: 2015
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CAPES
Grau: Mestrado
Disciplina: Linguagem e Educação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem
Programa: Mestrado em Linguística Aplicada
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Furtado, Paula Rodrigues
Orientador: Denise Bértoli Braga
Assunto: Multiletramentos,Lingua inglesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Falantes de portugues,Tecnologia educacional,Ensino auxiliado por computador,Multileteracies,English language - Study and teaching (Elementary) - Portuguese speakers,Educational technology,Computer-assisted learning
Resumo: Resumo: A presente pesquisa realiza uma análise qualitativa sobre o uso de um material digital para ensino de língua inglesa, do qual a pesquisadora participou da elaboração, em sala de aula presencial e busca levantar reflexões que contribuam para avaliação de materiais digitais e inspirem a produção de novos. O estudo parte do pressuposto de que há um descompasso entre a realidade escolar pública brasileira para o ensino de língua estrangeira e as necessidades da formação para o estudante do século XXI. Entende-se que a escola encontra-se em desalinho ao atual contexto social denominado Sociedade da Informação e que, embora nas últimas décadas tenham havido tentativas de encontrar o melhor caminho do uso das novas tecnologias no contexto escolar, há ainda um longo caminho a ser percorrido. Provou-se necessária a alteração nos modos de pensar metodologias e estratégias pedagógicas e não somente a inserção de aparatos tecnológicos na sala de aula. O estudo empírico foi realizado através do acompanhamento do uso desse material digital para ensino de língua inglesa por uma professora de língua estrangeira, em suas aulas dos anos finais do Ensino Fundamental II em uma escola pública. A finalidade central dessa pesquisa foi investigar se as expectativas do design instrucional que orientaram a construção do material foram atendidas durante seu uso visto que elas buscavam contribuir positivamente para esse momento de transição pelo qual o sistema educacional está passando. Durante o acompanhamento das aulas, constatou-se que o uso desse material favoreceu o aprendizado da língua inglesa bem como contribuiu significativamente para o trabalho com os multiletramentos. A análise dos dados indicou quais são as lacunas existentes no projeto instrucional do material e buscou trazer sugestões de melhorias a serem implantadas em uma nova versão. Os resultados também apontaram ser fundamental a formação do professor para o uso do material digital para que haja um melhor aproveitamento bem como o investimento em sua formação continuada, considerando que na sociedade global temos um novo contexto educacional
Abstract: Abstract: The following research presents a qualitative analysis about the use of a digital material for the teaching of the English language, whose preparation the author participated, in a traditional classroom, and intends to raise questions that may contribute to the digital materials evaluation and also inspires the production of new ones. This study assumes that there is a mismatch between the Brazilian public school reality for teaching of foreign languages and the necessities of the 21st century¿s students qualification. It is understood that the schools are in disarray with the nowadays social context called Information Society and that, even though in the last few decades there were attempts to find the best path to the new technologies in the school context, there still is a long way to be covered. The modification of the ways of thinking pedagogical strategies and methodologies has been proved as necessary, in addition to the simple insertion of the technological devices in those classrooms. The empirical study was conducted through the accompaniment of the use of this digital material for the teaching of English language by a foreign language teacher, in her classes in the last years of Elementary School (K12) in a public school. The main goal of this research was to investigate if the expectations of instructional design that guided the material construction were validated during its use, considering that they intended to contribute positively to this transitional moment that the educational system is going through. During the accompaniment of the classes, it was found that the use of this material favored the English language learning, and contributed significantly to the development of the multiliteracies. The data analysis indicated the existing gaps in the instructional project of the material and sought for suggestions of improvements to be deployed in a new version. The results also highlighted the importance of the teacher training to the use of the digital material in order to conquer a better outcome, as well as the investment in their continuing education, considering that in the global society there is a new education context,\$aLinguagem e Educação,\$aMestra em Linguística Aplicada,\$aCAPES
Referência: FURTADO, Paula Rodrigues. Material digital Start: o percurso de sua construção e a análise do seu uso em sala de aula. 2015. 1 recurso online (134 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: