Realidade virtual & educação não-formal : experiencias educativas não-formais em ambiente museologico virtual



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ciências Sociais na Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Fronza-Martins, Aglay Sanches

Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson


Assunto: Museus,Educacao nao-formal,Ambiente virtual,Patrimonio cultural - Preservacao,Educacao patrimonial,Museums,Non-formal education,Virtual environment,Cultural heritage - Preservation,Heritage education


Resumo: Resumo: As possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias de manipulação de imagens via computador viabilizam a criação de um banco de imagens digital, permitindo o acesso às obras do acervo do CMU sem a manipulação física das mesmas, o que agiliza a veiculação da informação para a produção de conhecimento, garante a preservação, bem como facilita a divulgação do acervo foco dessa pesquisa para um público muito mais amplo. Criou-se, para os objetivos desta pesquisa um Museu Virtual englobando quatro coleções (Coleção Theodoro de Souza Campos Junior, Coleção Fúlvia Gonçalves, Coleção Selma Simão e Coleção Silvia Matos) que integram o acervo artístico/histórico do Centro de Memória da Unicamp (CMU). O acervo, composto pelas coleções acima apresentadas, foi virtualizado, organizado e disponibilizado para a sua utilização sob o enfoque educativo não- formal em espaços museológicos contemporâneos.


Abstract: Abstract: The possibilities offered by new technologies for manipulation of images via computer to enable creation of a bank of digital images, allowing access to works of the achievements of CMU without physical manipulation of them, which speeds up the delivery of information to produce knowledge guarantees the preservation and facilitates the divulgation of the focus acquits of this research to a much wider audience. It was created for the objectives of this research a museum Virtual comprising four collections (Collection Theodoro de Souza Campos Junior, Collection Fúlvia Gonçalves, Collection Selma Simon and Silvia Matos Collection) that integrate the artistical/ historical body of the Center for Memory the Unicamp (CMU). The collection, composed of the collections above, was virtualized, organized and made available for using under the non-formal educational approach in musicology contemporary spaces.,\$aCiencias Sociais na Educação


Referência: FRONZA-MARTINS, Aglay Sanches. Realidade virtual & educação não-formal: experiencias educativas não-formais em ambiente museologico virtual. 2009. 133 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: