Cegueira e artes visuais : como as tecnologias assistivas podem ser uma ferramenta de inclusão



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Artes Visuais

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Artes

Programa: Mestrado em Artes Visuais

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Feliciano, Guilherme de Oliveira

Orientador: José Armando Valente


Assunto: Arte,Acessibilidade,Tecnologia educacional,Cegueira,Visual Arts,Acessibility,Educational technology,Blindness


Resumo: Resumo: Pessoas cegas têm mais entraves para contemplar e apreciar as artes visuais, uma vez que essas formas de expressão artística tem como centro a visualidade e são apreensíveis, primariamente, através do sentido da visão. Este trabalho apresenta um levantamento das principais tecnologias assistivas digitais disponíveis até 2017 e comenta sua aplicabilidade no âmbito das artes visuais. Diversas tecnologias, agrupadas como assistivas, foram analisadas segundo a classificação de Bersh e Tonolli (1998) e Wataya (2009). Dessa análise, observamos que as tecnologias ampliam as possibilidades de exploração de obras primariamente visuais, auxiliando a contemplação e apreciação dessas por pessoas que não enxergam,\$aAbstract: Blind people have more obstacles to contemplate and appreciate the visual arts, since these forms of artistic expression have as their center the visuality and are apprehensible, primarily, through the sense of vision. This paper presents a survey of the main digital assistive technologies available until 2017 and comments on their applicability in the visual arts. Several technologies, grouped as assistive, were analyzed according to the classification of Bersh and Tonolli (1998) and Wataya (2009). From this analysis, we observe that the technologies increase the possibilities of exploration and help the contemplation and appreciation of the visual arts by people who do not see


Abstract: 'Abstract: Blind people have more obstacles to contemplate and appreciate the visual arts, since these forms of artistic expression have as their center the visuality and are apprehensible, primarily, through the sense of vision. This paper presents a survey of the main digital assistive technologies available until 2017 and comments on their applicability in the visual arts. Several technologies, grouped as "assistive", were analyzed according to the classification of Bersh and Tonolli (1998) and Wataya (2009). From this analysis, we observe that the technologies increase the possibilities of exploration and help the contemplation and appreciation of the visual arts by people who do not see,\$aArtes Visuais,\$aMestra em Artes Visuais'


Referência: FÁVERO, Luciana. Cegueira e artes visuais: como as tecnologias assistivas podem ser uma ferramenta de inclusão. 2017. 1 recurso online (70 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: