Educação corporativa on-line : proposta metodológica
Ano: 2017
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Educação
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Estavarengo Junior, Edson Aparecido
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Assunto: Educacao corporativa,Ensino a distancia,Tecnologia educacional,Corporate education,Distance education,Educational technology,Information age
Resumo: Resumo: A educação corporativa é uma prática recente e que apresentou forte expansão nas primeiras décadas do século XXI. Um componente importante da educação corporativa é a educação on-line, que é um dos principais meios empregados pela educação corporativa para distribuir e administrar seus currículos e cursos. Com o objetivo de entender as práticas de educação corporativa on-line e elaborar uma proposta metodológica para concepção e implementação de projetos dessa natureza, este trabalho faz, com base no referencial teórico de Manuel Castells, uma análise sociológica das mudanças promovidas pela Era da Informação, situando a educação corporativa como parte de um movimento histórico maior que estabeleceu a sociedade do conhecimento e o paradigma da tecnologia da informação. A partir desse referencial teórico, o trabalho apresenta os principais conceitos de educação corporativa e também revisa conceitos de tecnologia educacional e educação on-line. Este trabalho também busca analisar a educação corporativa pela perspectiva da educação, entendendo-a como uma prática de ensino-aprendizagem que acontece dentro das empresas, mas que guarda estreita relação com os fundamentos da educação e da pedagogia. Por fim, com base nas pesquisas bibliográficas e nas análises sobre esses assuntos, este trabalho apresenta uma proposta metodológica com fatores a serem considerados na concepção e implementação de um projeto de educação corporativa on-line
Abstract: Abstract: Corporate education is a recent practice that has shown strong expansion in the first decades of the 21st century. An important component of corporate education is online education, which is one of the primary means employed by corporate education to distribute and manage curricula and courses. In order to understand the practices of online corporate education and elaborate a methodological proposal for the design and implementation of projects of this nature, this paper makes, based on the theoretical references of Manuel Castells, a sociological analysis of the changes promoted by the Information Age, situating corporate education as part of a larger historical movement that established the knowledge society and the paradigm of technology information. Based on this theoretical framework, this paper presents the main concepts of corporate education and also reviews concepts of educational technology and online education. In addition, this paper also seeks to analyze corporate education from the perspective of education, understanding it as a teaching-learning practice that happens within companies, but which is closely related to the foundations of education and pedagogy. Finally, based on bibliographic research and analysis on these subjects, this paper presents a methodological proposal with factors to be considered in the design and implementation of an online corporate education project,\$aEducação
Referência: ESTAVARENGO JUNIOR, Edson Aparecido. Educação corporativa on-line: proposta metodológica. 2017. 1 recurso online (111 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: