Políticas federais de inclusão digital social na Amazônia : uma análise da implementação do PROUCA em Santarém-Pará, Brasil



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Tese

Agência fin.: CAPES

Grau: Doutorado

Disciplina: Politicas, Administração e Sistemas Educacionais

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Duarte, Eliane Cristina Flexa

Orientador: Luis Enrique Aguilar


Assunto: Programa Um Computador por Aluno,Politicas publicas,Inclusao digital,Public policy,Digital inclusion,Policy - Implementation


Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar o processo de implementação da Política Pública de Inclusão Digital a partir da execução do programa Prouca no município de Santarém (PA), que visa efetivar uma educação inclusiva digital com uso dos laptops UCA. A metodologia se desenhou e se configurou conjuntamente com o processo da implementação do Prouca seguindo uma trajetória da política para a qual (re)desenhamos o Ciclo da Política descrevendo o movimento desde o macro até o micro espaço da implementação. O trabalho foi desenvolvido na perspectiva de compreender como se configurou a implementação do Prouca enquanto política pública de inclusão digital, estudando sua dinâmica nas relações com os atores implementadores e usuários. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo envolvendo observação, análise documental e entrevistas semiestruturadas. No processo de implementação do programa indagamos sobre três ações: analisar se o Prouca representa uma política de inclusão digital em uma escola da rede municipal de ensino, em Santarém (PA), verificar se o Prouca tem promovido a inclusão social da comunidade escolar no município de Santarém (PA) e identificar quais os efeitos que o Prouca provoca como recurso didático-pedagógico nos alunos de uma escola municipal em Santarém (PA). Foi possível perceber que o processo de implementação ocorre de modo complexo, propiciado pela combinação de ambiguidades expressas na dinâmica e nas relações ora concebidas entre os diversos atores sociais, o que revela que os objetivos propostos pelos formuladores do programa podem sofrer alterações, modificações e adaptações na medida em que as ações da implementação são executadas. Assim, de acordo com a análise dos dados documentais dos implementadores e dos usuários, percebeu-se que não basta apenas declarar propósitos em nível macro: é indispensável também que haja opção, decisão política e suporte estrutural adequado em nível micro (local). Portanto, do ponto de vista da implementação, o regime de cooperação entre os entes federados é condicionante decisivo para o sucesso da ação governamental federal e municipal tanto quanto a conduta dos atores implementadores para efetuar as ações do programa de modo mais eficiente


Abstract: Abstract: The objective of this research is to study the process of implementation Digital Inclusion Public Policy, through implementation of PROUCA program in the municipality of Santarém, which aims to effect a digital inclusion education with use of UCA laptops. The methodology was designed and configured together with PROUCA process of implementation by following a policy path for which we designed the cycle of policy, describing a movement since macro to micro-space of implementation. The study was developed in order to understand how to set up the implementation of PROUCA as a public policy of digital inclusion, by studying their dynamics in relations with implementers and users. It is treated of a qualitative research involving observation, documentation analysis and semi-structured interviews. At the process of implementation program, we inquire about three things: analyze whether the PROUCA represent a Digital Inclusion Policy at school of municipal education system in Santarém (PA), check whether the PROUCA have promoted the social inclusion of school community in municipality of Santarém (PA) and identify which effect the PROUCA brings like didactic resources educational among students of this municipal school. It was possible to understand how the implementation process occurred in complex way, propitiated by a combination of ambiguity expressed in dynamics and relationships hereby conceived among the different social actors, which revealed that objectives proposed by program formulators are subject to change, since implementation action are performed. Thus according to analysis of documentary data, implementers and users, it was observed that it is not enough to declare macro-level objectives: it is also essential that there have option, political decision and structure support adequate at micro-level (local). Therefore, the point of view of implementation, the cooperation system between federal entities is a crucial condition for success of federal and municipal government action, as much the conduct of implementers actors, to perform more efficiently program activities,\$aPoliticas, Administração e Sistemas Educacionais,\$aDoutora em Educação,\$aCAPES


Referência: DUARTE, Eliane Cristina Flexa. Políticas federais de inclusão digital social na Amazônia: uma análise da implementação do PROUCA em Santarém-Pará, Brasil. 2016. 1 recurso online (210 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

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