Simulacros desterritorializados : uma análise do discurso sobre as novas tecnologias em materiais didáticos de LI



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Tese

Agência fin.: CAPES

Grau: Doutorado

Disciplina: Linguagem e Educação

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Doutorado em Lingüística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Dias, Silvelena Cosmo

Orientador: Maria José Rodrigues Faria Coracini


Assunto: Lingua inglesa - Estudo e ensino - Compendios para estrangeiros,Livros didaticos,Tecnologia educacional,Comunicacao na tecnologia,Analise do discurso,Imitacao,Territorialidade humana,English language - Study and teaching - Text-books for foreign speakers,Text-books,Educational technology,Communication in technology,Discourse analysis,Imitation,Human territoriality


Resumo: Resumo: Esta pesquisa objetivou problematizar a maneira como uma coletânea de material didático de língua inglesa (LI) - integrante do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (PNLD 2012) -se apropria do discurso sobre as novas tecnologias, de modo que foi possível entrever o imbricamento entre as representações sobre aluno, professor, novas tecnologias e sobre o processo de ensino e aprendizagem de LI. O aporte teórico de sustentação para o desenvolvimento do qual nos propomos se situa numa perspectiva denominada discursivo-desconstrutivista, balizada pelas teorias do discurso, com base em Foucault, pela desconstrução derrideana, que nos permite problematizar o que parece evidente e natural, e pela psicanálise lacaniana, no diz respeito ao sujeito descentrado, cindido, sujeito do inconsciente, da falta e do desejo, constituído pela linguagem porosa, obscura e equívoca. A partir do pressuposto de que os livros didáticos procuram se adequar às exigências do momento sociopolítico e histórico em que vivemos, buscam se inovar, mesmo que ilusoriamente, e tentam trazer o que editores e autores de livros julgam ser, tanto para o aluno quanto para o professor, significativo, novo e diferente como estratégia para atraírem ou motivarem seus usuários (CORACINI, 2011f), defendemos a hipótese de que tanto o discurso político educacional quanto o discurso didático pedagógico se apropriam do discurso contemporâneo sobre as novas tecnologias, provocando mudanças, transforma(ta)ções nas atividades didático-pedagógicas. Nessa junção teórico-metodológica, os resultados de análise decorrem da análise de um corpus constituído de sete coleções de LD de LI - exemplares do professor - para o ensino médio, acompanhadas dos CDs em áudio. Os recortes discursivos significativos e representativos da apropriação do discurso sobre as novas tecnologias se constituem de imagens, ilustrações, fotos, atividades (orais ou escritas) e textos que abordam e demandam questões sobre as tecnologias. Procuramos buscar na análise o entendimento das relações entre a materialidade linguística e o processo sócio-histórico na contemporaneidade, as quais circundam os processos de construção de sentidos, ou seja, os processos de funcionamento discursivo. Os resultados de análise, pautados pelas regularidades linguístico-discursivas, foram organizados em três eixos: o mesmo, o velho e o repetível no dessemelhante, no novo e no diferível, corpo materializado/virtualizado, desterritorialização: uma questão de simulacro. Constatamos que o mito do novo, o mito da internet e o mito da globalização se presentificam nas escolhas dos textos do LD de LI que circulam no âmbito digital, nas imagens ilustrativas, nas atividades didáticas, nas temáticas de textos e de unidades temáticas. O querer parecer tela on-line do LD de LI aponta para a desterritorialização do próprio material didático, para o exercício da função de dispositivo de controle, que revestido de uma nova roupagem, tenta seduzir o aluno, capturá-lo, como uma forma de motivação ao aprendizado da LI, à inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, à ascensão social. Na relação intrínseca entre poder-saber (FOUCAULT, 1999), o LD de LI exala efeitos de sentido de poder que possa de alguma maneira, contribuir para a inclusão não só do aluno, mas também do professor no mundo digital, transforma(ta)ndo as atividades didático-pedagógicas em simulacro


Abstract: 'Abstract: This research aimed at discussing how a teaching material collection of English language -component of the National Textbook Program 2012 (PNLD 2012, in its acronym in Portuguese) - appropriates the discourse on new technologies in a way that it was possible to glimpse the interweaving of the representations of student, teacher, new technologies and the teaching and learning process of English language. The theoretical framework that supports the development of what we propose in this thesis is situated in a perspective called discursive-deconstructivist, buoyed by theories of discourse, based on Foucault, by the Derridean deconstruction, that allows us to discuss what seems obvious and natural, and by the Lacanian psychoanalysis, in regard of the subject off-center, split, subject of the unconscious, of the lack and of the desire, constituted by a porous, obscure and equivocal language. Based on the assumption that textbooks seek to suit the requirements of the socio-political and historical moment that we live in, as well as pursue to innovate, even if deceptively, and bring what the editors and authors believe to be significant, new and different, both for the student and for the teacher, as a strategy to attract or motivate theirs users (CORACINI, 2011f), we defend the hypothesis that both the political educational discourse and the didactic pedagogical discourse appropriate themselves of the contemporary discourse on new technologies, causing changes and transforma(ta)tions in the didactic-pedagogical activities. In this theoretical-methodological junction the results of the analysis arise from the analysis of a corpus constituted by seven textbook collections of English language - teacher copies - for high school, accompanied by their audio CDs. The representative and significant discursive clippings of the appropriation of discourse on new technologies are constituted of images, illustrations, photographs, activities (oral or written) and texts that approach and demand issues on the technologies. In the analysis, we tried to find the understanding of the relationship between linguistic materiality and the socio-historical process in the contemporary world, which surround the processes of construction of meanings, or, in other words, the processes of discursive functioning. The analysis results, guided by the linguistic-discursive regularities, were organized in three axes: the same, the old and the repeatable in the dissimilar, in the new and in the differentiable, body materialized / virtualized, deterritorialization: a question of simulacrum. We verified that the myth of the new, the myth of the internet and the myth of globalization present themselves in the choices of the texts that features the textbooks of English language and that circulates in the digital environment, as well as in the illustrative images, in the didactic activities, in the theme of the texts and in the thematic units. The textbook ambition to look like an online screen indicates the deterritorialization of the teaching materials themselves, so that they can function as a control device, coated with a "new" apparel, trying to seduce the student, to capture he/she as a form of motivation to the apprenticeship of the English language and to his/her insertion into the labor market, therefore enabling a social rise. In the intrinsic relationship between power-knowledge (FOUCAULT, 1999), the English language textbook vents meaning effects of power that can somehow contribute to include not only the student but also the teacher in the digital world, transform(at)ing the didactic-pedagogical activities into simulacrum,\$aLinguagem e Educação,\$aDoutora em Lingüística Aplicada,\$aCAPES'


Referência: DIAS, Silvelena Cosmo. Simulacros desterritorializados: uma análise do discurso sobre as novas tecnologias em materiais didáticos de LI. 2016. 1 recurso online ( 231 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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