EAD via Internet para CAD : aprendizagem colaborativa x comportamental



Trabalho

Ano: 2002

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Edificações

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Engenharia Civil

Programa: Mestrado em Engenharia Civil

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Andrade, Gilberto Pimenta de

Orientador: Regina Coeli Ruschel


Assunto: Ensino a distancia,AutoCAD (Programa de computador),Software de aplicacao,Ensino auxiliado por computador,Projeto auxiliado por computador


Resumo: Resumo: A necessidade de treinamento contínuo em ferramentas computacionais é evidente, tanto na Engenharia Civil quanto na Arquitetura e Urbanismo, principalmente quando se faz uso de projeto assistido por computador (CAD - Computed Aided Design). Uma resposta para esta necessidade pode ser encontrada por meio da educação a distância (EAD), atualmente revalorizado com a utilização da World Wide Web (WWW). Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar as condições de execução de um curso a distância, via Internet, para profissionais de engenharia civil desejando-se verificar qual a abordagem de aprendizagem mais apropriada: Comportamental ou Colaborativa. Foram oferecidos e avaliados dois cursos de conteúdo idênticos, entretanto ministrados de forma diferenciada, segundo abordagens em estudo. O tema dos cursos foi a modelagem de sólidos da ferramenta computacional AutoCAD Architectural Desktop. Utilizou-se o ambiente de EAD WebCT - www.webct.com.br. A abordagem Comportamental apresentou melhores resultados de aprendizagem para treinamentos de sistemas gráficos do tipo CAD, via Internet


Abstract: Abstract: The necessity of continuous training in computer tools is evident in Civil Engineering as in Architecture, especially when Computer Aided Design (CAD) is used. An answer for such a need can be found in distance education, which now a days has gained value with the mediation of the World Wide Web (WWW). Therefore, the objective of this work is to evaluated the execution conditions and the most appropriated teaching method in a distance education course, using the Internet, for professionals in civil engineering. Two teaching methods were verified: behavioral and collaborative. Two courses with the same content were offered with variations of the teaching methods in study in the form of student-teacher and student-student interaction and assignment execution. The selected theme of the courses was solid modeling in the CAD system AutoCAD Architectural Desktop. The distance education WWW environment WebCT (www.webct.com.br) was used. The behavioral teaching method presented better learning results for Internet mediated CAD training,\$aEdificações


Referência: ANDRADE, Gilberto Pimenta de. EAD via Internet para CAD: aprendizagem colaborativa x comportamental. 2002. 146p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: