Produção escrita na escola, novas tecnologias e culturas da juventude : diálogos possíveis



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Lingua Materna

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística Aplicada

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Custódio, Melina Aparecida

Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo


Assunto: Aprendizagem,Letramento,Praticas colaborativas de escrita,Linguagem e cultura,Juventude,Tecnologia da informacao e comunicacao,Learning,Literacies,Collaborative writing practices,Language and culture,Young adults


Resumo: Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os registros gerados pela ferramenta digital Google Docs, conectada à internet, de práticas colaborativas de escrita de grupos de alunos do oitavo ano do segundo ciclo do ensino fundamental. Tais alunos estiveram envolvidos em uma proposta de produção colaborativa digital do gênero tragédia em escola privada da cidade de Campinas, SP. Como se trata de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista, situada no campo da Linguística Aplicada, a construção do corpus tem como objetivo geral compreender possíveis relações entre as práticas letradas de jovens no espaço virtual e a influência desse repertório na produção colaborativa de texto escrito e, assim, inferir quais ganhos a exploração dessas relações podem trazer ao ensino-aprendizado da escrita na escola. Os objetivos específicos do trabalho compreendem identificação e interpretação das relações colaborativas nas multicamadas de cada texto estudado, análise de convergências de linguagens na composição do texto - multissemiose, e identificação e análise do repertório de textos que compõem a coleção de objetos culturais dos alunos em questão. Guiado pela perspectiva enunciativa da linguagem de Mikhail M. Bakhtin, este trabalho tem como base teórica concepções de letramento que envolvem sobretudo as práticas significativas de uso de linguagens em contexto de desenvolvimento e expansão de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nessa linha, discute também culturas da juventude relacionadas ao espaço virtual e práticas colaborativas no contexto da aprendizagem social e no processo de produsagem. Nesse quadro, a análise dos dados aponta que o contexto digital colaborativo online afeta mais intensamente o gênero do discurso proposto apenas em dois, dos três grupos analisados, nos quais o direcionamento temático é bastante influenciado pelas referências feitas pelos integrantes dos grupos, a partir de links de gêneros diversos como letras de canções, verbetes, imagens estáticas etc. Nesses dois grupos, o uso dos gêneros da coleção cultural desses sujeitos como material para transformação (de acordo com os princípios da produsagem) mostra-se como uma motivação para o engajamento e persistência dos integrantes na produção da atividade proposta. Contudo, um dos grupos não apresenta trabalho colaborativo e poucas referências explícitas a enunciados que formam o repertório cultural de seus integrantes, tornando clara a questão de que o emprego de novas tecnologias não garante a ocorrência de novos letramentos. O presente estudo destaca, sobretudo, que as experiências dos alunos na esfera virtual orbitam em torno de enunciados constituídos por diferentes linguagens para diferentes propósitos. E, dessa forma, assinala a importância da valorização das coleções dos alunos para garantir o aprendizado efetivo na escola sem escamotear as questões sociais e culturais imbricadas nos mais diversos usos da linguagem


Abstract: 'Abstract: This research has as objective to analyze collaborative writing practices of groups of students who were attending the eighth year of the second cycle of basic education at a private school located in Campinas, São Paulo, Brazil. The data were collected through the use of the digital tool Google Docs, which is available on the internet. Therefore, through the use of this digital tool, the students had to engage in a digital collaborative production in order to write the discourse genre "tragedy". Once this is a qualitative research with interpretative procedures in the field of Applied Linguistics, the construction of the general corpus aimed to understand possible relationships between literacy practices of young students in virtual spaces and the influence of this repertoire in the collaborative production of written texts and thus infer which profits the exploitation of these relationships can bring to teaching and learning of writing in school. The specific goals consist of: identifying and interpreting the collaborative relationships in the multilayers of each studied text, to analyze the convergence of different forms of language in text composition (multissemiosis), and identifying and analyzing the repertoire of texts that comprise the students collection of cultural objects. Guided by Bakhtins concept of language as a living dialogue, this work is based on theoretical conceptions of literacy practices that involve particularly meaningful uses of language in the context of development and expansion of new Information and Communication Technologies (ICTs). Along this line, it also discusses youth-related virtual space cultural and collaborative practices in the context of social learning and the process of produsage. In this framework, data analysis has disclosed that the online collaborative digital environment affected the production of the proposed discourse genre, more intensely, it affected two of the three studied groups. In these two groups, the thematic direction was heavily influenced by the group members references, from links of various genres such as song lyrics, online encyclopedia entries and still images etc. In both groups, the use of genres from these cultural subjects collection as material for transformation (according to the principles of produsage) proved to be a motivation to engage and persist in the production of the proposed activity. However, it has been observed that one of the groups showed little collaborative work and few references to utterances that are part of the cultural repertoire of its members, making it clear that the use of new technologies does not guarantee the occurrence of new literacies. This study has especially highlighted that students experiences in the virtual sphere orbit around utterances composed of different languages for different communication purposes. Moreover, it emphasizes the importance of valuing students collections in order to ensure effective learning in school without concealing the social and cultural issues intertwined in the various uses of language,\$aLingua Materna,\$aMestra em Linguística Aplicada'


Referência: CUSTÓDIO, Melina Aparecida. Produção escrita na escola, novas tecnologias e culturas da juventude: diálogos possíveis. 2013. 207 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

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