Novas tecnologias na educação : uma análise do Moodle do Nuteia



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Cruz Junior, José Antonio Fonteles

Orientador: Bastos, Marcus Vinícius Fainer


Assunto: Moodle,Novas tecnologias,Ambiente virtual de aprendizagem (AVA),Educacao,Comunicacao,Moodle,New technologies,Virtual environment of learning,Education,Communication


Resumo: Com o advento das novas tecnologias, rotinas e esferas sociais são afetadas. A sociedade sempre buscou desenvolver tecnologias que servissem de ferramenta para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas. Todas as tecnologias desenvolvidas até então trouxeram como consequência impactos no caminhar dessa sociedade e com as novas tecnologias não está sendo diferente. Entretanto, as influencias e mudanças que estes aparatos impõem sobre a sociedade contemporânea possuem características singulares e, além disso, seu campo de impacto é gigantesco devido as suas inúmeras aplicabilidades nas esferas sociais. O objetivo deste trabalho, no primeiro momento, é entender este cenário contemporâneo partindo das análises teóricas de Castells, Levy, Santaella, Lemos e Recuero. Após entendida esta sociedade atual, partimos para a análise teórica dos impactos destas novas tecnologias no campo da educação. Para isso, Moran e Machado serão os principais teóricos. Por fim, após visualizar, de forma teórica e prática, através de pesquisas de institutos e periódicos reconhecidos, chegamos ao grande objetivo que é analisar de forma prática, mas com embasamento teórico, como o IESAM (instituito de ensino superior da Amazônia), através do Moodle, se apropia de uma nova tecnologia para fins pedagógicos e comunicacionais para o ensino superior,


Abstract: With the expansion of the new technologies, routines and social spheres are affected. The society always develop technologies that served of tool for the realisation of tasks, of the more Simple to the most complex. All the technologies developed until then brought like consequence impacts in the walk of this society and with the new technologies It is not being different. However, the leverage and changes that these devices impose on the contemporary society possess singular characteristics and, besides that, His field of impact is gigantic owed his countless applicabilities in the social spheres. The aim of this work, in the first moment, is to understand this contemporary stage splitting of the theoretical analyses of Castells, Levy, Santaella, Read and Recuero. After understood this current society, split for the theoretical analysis of the impacts of these new technologies in the field of the education. For this, Moran and Machado will be the main theorists. At last, after visualising, of theoretical and practical form, through investigations of institutes and newspapers recognised, arrive to the big aim that is to analyse of practical form, but with knowledge theoretical, like the IESAM (instituito Of upper education of the Amazônia), through the Moodle, if use of a new technology for pedagogical ends and communicational for the upper education


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-09-25

Tags: