Utilização do ambiente virtual como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de dermatologia



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ensino em Saúde

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Ciências Médicas

Programa: Mestrado em Ciências

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Costa, Tiago Almeida Santos

Orientador: Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, Renata Ferreira Magalhães


Assunto: Dermatologia,Avaliacao educacional,Educacao medica,Dermatology,Educational Measurement,Education, Medical


Resumo: Resumo: A utilização de recursos computacionais na educação desenvolveu-se amplamente nos últimos anos, suscitando o emprego de novos modelos pedagógicos avaliativos. Testes pré e pós-curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) podem ser úteis para análise da aprendizagem do aluno, bem como na avaliação do próprio curso. O presente estudo teve por objetivo identificar o contato dos alunos com AVA e empregar um sistema de avaliação voltado à disciplina de Dermatologia, para os estudantes do quarto ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - Unicamp. A população foi constituída por 145 alunos matriculados no curso de Medicina nos anos de 2015 e 2016. Para obtenção dos dados aplicou-se, junto a Plataforma Moodle, um instrumento de identificação contendo 10 perguntas, denominado Conhecendo Você e um banco de 80 questões de múltipla escolha, com similar grau de dificuldade e previamente analisadas por residentes e professores de dermatologia. As avalições foram aplicadas antes do início do módulo (pré-teste), logo após o estágio prático na Dermatologia (pós-teste) e ao final do módulo (teste final). Dos alunos convidados a participar do estudo, 81,38% responderam ao questionário Conhecendo Você e a grande maioria dispunha de um bom ou razoável conhecimento em informática e demonstraram preferência em estudar sozinhos e no período noturno. Somente 2,6% dos estudantes manifestaram ter feito uso do AVA. Na etapa das avaliações, 50,34% dos participantes realizaram todas as provas. As notas do pós-teste foram maiores que do teste final, que por sua vez foram maiores que do pré-teste. A análise foi ajustada para os grupos em relação ao tempo de realização do pós-teste parcial. A variável tempo não exerceu influência nos resultados dos testes aplicados entre as diferentes turmas (p=0,7456), tampouco entre os grupos (p=0,9073). O método permitiu criar provas com grau semelhante de dificuldade, uma vez que não houve diferença estatística entre os grupos e alunos. Foi possível observar que os alunos do curso de Medicina da FCM - Unicamp pouco usavam o AVA e que o sistema de avaliação foi útil para documentar a aprendizagem no estágio. Os resultados também estimularam a mudança no modelo pedagógico utilizado pela disciplina de Dermatologia, visando uma melhor retenção do conhecimento ao final do estágio. Por isso, pode ser proveitoso para alunos, professores, Instituições de Ensino e órgãos de fomentos repensarem a forma de utilização do Moodle no ensino presencial


Abstract: 'Abstract: The use of electronic resources in education has greatly developed in the last years, increasing the use of new evaluative pedagogical models. Pre- and post- course testing with Virtual Learning Environment (VLE) can be useful for analyzing student learning, as well as evaluating the course itself. The present study has aimed to identity students¿ contact with LMS and use an evaluation system for the discipline of dermatology, for fourth year students taking the medicine course at the School of Medical Sciences (SMS) - UNICAMP. The population was composed of 145 students enrolled in the course of medicine from years 2015 and 2016. The data was obtained through the Moodle Platform, an identification tool containing 10 questions called "Knowing You" and a bank of 80 multiple choice questions, with a similar level of difficulty previously analyzed by residents and professors of dermatology. The evaluations were given before the beginning of the module (pre-test), soon after the dermatological practicum (post-test) and in the final module (final test). From the students invited to participate in the study, 81.38% responded to the "Knowing You" questionnaire, and a majority displayed a good or reasonable knowledge of technology and preferred to study alone at night. Only 2.6% of the students showed to have used VLE. In the evaluation stage, 50.34% of the participants had completed all the tests. The post-test scores were higher than the final test, which in turn were higher than the pre-test. The analysis was adjusted for the groups, in relation to the completion time of the partial post-test. A varying time did not influence the test results applied among the different classes (p=0.7456) or among the other groups (p=0.9073). The method enabled the creation of tests with a similar degree of difficulty, since there was no statistical difference between the groups and students. It was possible to observe that few of the students, in the medicine course at SMS ¿ UNICAMP, used VLE and that the system of evaluation was useful to document practicums. The results also stimulated a change in the learning model used in the disciple of dermatology, aiming for a better retention of knowledge by the end of the practicum. For this reason, it can be profitable for students, professors, educational institutions, and development agencies to rethink the way of using VLE in the teaching of Dermatology,\$aEnsino em Saúde'


Referência: COSTA, Tiago Almeida Santos. Utilização do ambiente virtual como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem de dermatologia. 2017. 1 recurso online (91 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em:

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