Da elaboração de um artigo multimídia - amm à formação de uma comunidade de aprendizagem : um olhar para o desenvolvimento profissional



Trabalho

Ano: 2008

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Costa, Tânia Margarida Lima

Orientador: Coelho, Sonia Pitta


Assunto: Educacao matematica,Artigo multimidia,Desenvolvimento profissional,Educacao matematica,Matematica -- Estudo e ensino,Professores de matematica,Midia digital,Professional development,Mathematics education,Videopaper


Resumo: Neste trabalho investiga-se o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras de matemática no processo de elaboração de um artigo multimídia, um gênero textual que sincroniza imagens, comentários e texto verbal. Para disparar a discussão entre as professoras, selecionamos uma situação problema em que elas deveriam representar, no plano cartesiano, o movimento de uma pessoa. Inicialmente usando lápis e papel e posteriormente calculadora gráfica acoplada ao sensor de movimento. Depois, conheceram um artigo multimídia e estruturaram o artigo a ser elaborado pelo grupo. Para a construção do artigo as professoras começaram selecionando imagens e falas do vídeo com as gravações de suas atuações nas atividades propostas. Ao longo do processo, as professoras constituíram um grupo que se consolidou como uma comunidade de aprendizagem, na perspectiva de Wenger (2001). O referencial teórico articulou teorias sobre conhecimento profissional do professor, matemática do movimento e interações discursivas. Esta pesquisa examinou os discursos das professoras por meio do Modelo da Estratégia Argumentativa (CASTRO e BOLITE FRANT, 2000) e a Tipologia de discurso de Nemirovsky (2005). Procuramos compreender melhor as relações entre a construção dos discursos sobre a prática e o desenvolvimento do conhecimento profissional. A metodologia de pesquisa está situada no âmbito da investigação qualitativa e adotamos o modelo do experimento de design (COBB et al, 2003). Os resultados sugerem que a oportunidade de ver e rever o vídeo foi importante para que as professoras, além de pensarem em seu próprio conhecimento matemático, projetassem suas próprias salas de aula, pensando nas diferentes maneiras que seus alunos se expressam e como se expressariam usando a tecnologia. Observamos que o discurso depois do vídeo passou a ser cada vez mais enraizado nas imagens do vídeo da experiência, dando lugar a um discurso avaliativo sobre uma sala de aula que não está no vídeo. Este estudo mostrou como comunidades de aprendizagem da prática formada por professores e pesquisador podem constituir excelentes oportunidades de desenvolvimento profissional para o grupo,


Abstract: The present research aims to investigate the professional development of a Math teachers group in a process of building a videopaper. Videopapers are multimedia documents that include a text frame, a comment frame, a video frame and an image frame, contents of which are interrelated in multiple ways. In order to start the discussion among the teachers, we have selected a problem in which they were supposed to represent a person s movement in the graphic. First, they used paper and pencil and, then, a TI Graphing Calculator. When they were building the videopaper, the teachers began selecting images and excerpts of speeches from videotaped episodes of their actions in the proposed activities. Right after that, they had access to a videopaper and initiated the process of structuring the one that was going to be built by the group. During this process, the teachers constituted a group, which, in the perspective of Wenger (2001) is a Community of Practice. We have chosen as reference theories that connect Teacher s Professional Knowledge, Movement Math and Discourse Interactions. This research analyzed the teachers discourses in the light of Modelo da Estratégia Argumentativa (CASTRO e FRANT, 2000) and of Tipologia do Discurso (NEMIROVSKY, 2005). From this perspective, we made an attempt to comprehend better the relationships between the production of narratives about the practice and the development of the professional knowledge. The research methodology is in the field of qualitative investigation, in which we have adopted Design Experiments in Educational Research (COBB et al., 2003) as a guide. To conclude, the research results showed that the opportunity to watch classroom episodes repeatedly was important for the teachers. They could not only think about their own mathematical knowlege, but also reflect on their own classes, by analyzing the different manners in which their students express themselves and how they would do that using technology. We also observed that the discourse changed after the video. It turned out more grounded into the images, which gave the opportunity to arise a judgment discourse about other classes that have not been recorded. Finally, this research showed how Communities of Professional Knowledge composed by a researcher and teachers can be excellent opportunities to master the professional development of the grou


Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-04-23

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