Pistas de contextualização nos avisos em AVA : uma contribuição para o ensino de Língua Portuguesa na modalidade a distância



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Andrade, Débora Cristina Longo

Orientador: Elias, Vanda Maria da Silva


Assunto: Texto,Contexto,Pistas de contextualizacao,Interacao,Ensino a distancia,Text,Context,Contextualization cues,Interaction,Distance learning


Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo pistas de contextualização em um corpus constituído por avisos, escritos pelo professor e dirigidos a alunos, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), procurando compreender de que forma, nesse contexto, as pistas contribuem, no curso da interação, para o processamento e a construção de sentido do texto. Com esse objetivo, foram selecionados quinze avisos do curso de Comunicação Escrita a Distância, ministrado totalmente online por uma instituição privada de ensino superior da cidade de São Paulo. Os avisos são analisados com base em estudos do texto e do contexto realizados nos campos da Linguística Textual e Sociolinguística Interacional. Obtidos por meio de procedimentos metodológicos centrados numa abordagem qualitativa, os resultados indicam que as pistas de contextualização nos avisos funcionam como importante estratégia para situar os alunos quanto aos tópicos de estudo, estabelecer a proximidade e o envolvimento dos estudantes com as atividades realizadas no curso a distância,


Abstract: This dissertation has as its object of study of contextualization cues on a corpus consisting of notices, written and directed by the teacher to students in the Virtual Learning Environment (VLE), seeking to understand how, in this context, the cues contribute, in the course of interaction, for processing and building meaning of the text. For this purpose, we selected fifteen notices for Written Communication Distance, taught entirely online by a private institution of higher learning in the city of São Paulo. Notices are analyzed on the basis of studies of text and context performed in the fields of Textual Linguistics and Interactional Sociolinguistics. Obtained by methodological procedures focused on a qualitative approach, the results indicate that the contextualization cues in the notices serve as an important strategy for situating students regarding topics of study, establish proximity and student involvement with the activities performed in the distance course


Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-03-03

Tags: