Inclusão digital como instrumento para minimizar as desigualdades sociais : um estudo de caso
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Costa, Albert Florêncio da
Orientador: Dowbor, Ladislau
Assunto: Tecnologia na educacao,Inclusao digital,Desigualdade social,Diferenciacao (Sociologia),Inclusao digital,Tecnologia educacional,Technology in education,Digital inclusion,Social differences
Resumo: A inclusão digital é um tema amplamente discutido na sociedade atual, especialmente no que se refere à sua implementação. Assim, esta pesquisa objetiva analisar, através da investigação teórico-empírica, a questão da inclusão digital no Brasil, como ferramenta capaz de contribuir para a minimização das desigualdades sociais. Através de um estudo de caso, demonstrar-se-á a necessidade da elaboração de projetos com objetivos de longo prazo, que forneçam todos os recursos necessários para se ter uma possibilidade de sucesso. Incluir o sujeito digitalmente é um passo importante para a inclusão social, uma vez que com a alfabetização tecnológica o indivíduo está apto a conseguir um emprego melhor e conseqüentemente ter um aumento de sua renda. Trata-se também de formar indivíduos capazes de lidar positivamente com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica. O projeto estudado foi o Educação Digital, desenvolvido pela Brasil Telecom, em parceria com outras organizações. A Educação Digital é um laboratório modelo onde os alunos poderão desenvolver melhor os trabalhos e pesquisas escolares por meio da Internet e dos recursos da informática. Com base no estudo desenvolvido, pode-se dizer que o sucesso do Projeto Educação Digital está ligado ao seu modelo de implantação, alicerçado em três pilares fundamentais: infra-estrutura física/tecnológica, capacitação dos coordenadores, corpo docente e alunos monitores, acompanhamento/avaliação periódica,
Abstract: Digital inclusion is a highly discussed issue nowadays, specially concerning its implementation. Thus, this research aims to analyze, through an empirical and theoretical investigation, the issue of digital Inclusion in Brazil, as a tool able to contribute to the minimization of social differences. Through a case study we show the need of making projects with long term objectives, giving all necessary resources for having a possibility of success. Digitally including someone is an important step for social inclusion, since with technological litteracy individuals will be skilled to get a better job and hence have an income raise. It is also about enabling individuals to positively deal with the continuous and fast transformation of the technological base. The project studied here was Digital Education, developed by Brasil Telecom, together with other organizations. Digital Education is a model laboratory where students will be able to better develop their tasks and school researches by using the Internet and other computer resources. Based on the case study, we can say that the success of Digital Education Project is linked to its implementation model based on three fundamental points: physical/technological infrastructure, training of coordinators, faculty members and assistant students and periodical followup/ evaluation
Referência: Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-05-07
Tags: